Predatory exchange rate misalignments and the imbalance of the multilateral trade system: why this should be a WTO prerogative?
DOI:
https://doi.org/10.5380/cg.v4i3.45383Resumo
A prática de desalinhamentos cambiais predatórios possui papel de significativa importância para o comércio internacional, uma vez que fere a lógica do multilateralismo. Dada a possibilidade de praticar tais desalinhamentos para sobrepujar decisões fruto de negociações no âmbito da OMC, quais os papéis do FMI e da OMC na abordagem desse problema? Por quais motivos essa seria uma prerrogativa da OMC? O objetivo principal desse artigo é fomentar o atual debate sobre a questão, apresentando os principais argumentos a favor de uma ação mais assertiva da OMC no tratamento dos desalinhamentos cambiais predatórios.
Palavras-chave: WTO; desalinhamentos cambiais predatórios; multilateralismo.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os editores da Conjuntura Global (ISSN 2317 – 6563) reservam-se o direito de adequar os textos submetidos ao padrão de formatação editorial da revista. Os artigos e resenhas assinados são de responsabilidade de seus autores, não expressando a opinião dos editores da Conjuntura Global.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- A aprovação da produção implica automaticamente a autorização à Revista Conjuntura Global para encaminhamentos pertinentes junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.