A Segunda Guerra do Golfo - Análise teórica
DOI:
https://doi.org/10.5380/cg.v4i1.41412Resumo
Posta sob análise à luz das teorias das relações internacionais, a decisão pela invasão do Iraque em março de 2003 nos remete ao debate entre militaristas e pacifistas quanto à utilidade e a necessidade da guerra. Uma análise política da Segunda Guerra do Golfo centra-se nos interesses de poder envolvidos. Justificativas morais e consequências políticas do conflito são objeto deste artigo, sob uma diversidade de prismas teóricos.
Palavras-Chave: teorias das relações internacionais; militaristas e pacifistas; interesses de poder.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os editores da Conjuntura Global (ISSN 2317 – 6563) reservam-se o direito de adequar os textos submetidos ao padrão de formatação editorial da revista. Os artigos e resenhas assinados são de responsabilidade de seus autores, não expressando a opinião dos editores da Conjuntura Global.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- A aprovação da produção implica automaticamente a autorização à Revista Conjuntura Global para encaminhamentos pertinentes junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.