Los tres ejes autonómicos de la política exterior de Brasil (2003-2013)
DOI:
https://doi.org/10.5380/cg.v3i1.36196Resumen
El presente artículo tiene como objetivo analizar la política exterior brasileña reciente (2003-2013) a partir del tradicional concepto de autonomía. Como evidencia el artículo, para lograr un mayor margen de maniobra en el sistema internacional la política exterior de Brasil se sustentó en tres estrategias o ejes autonómicos como el soft balancing, la unidad colectiva y la diversificación de relaciones exteriores.
Palabras clave: autonomía, política exterior, Brasil.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os editores da Conjuntura Global (ISSN 2317 – 6563) reservam-se o direito de adequar os textos submetidos ao padrão de formatação editorial da revista. Os artigos e resenhas assinados são de responsabilidade de seus autores, não expressando a opinião dos editores da Conjuntura Global.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- A aprovação da produção implica automaticamente a autorização à Revista Conjuntura Global para encaminhamentos pertinentes junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
