Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Conjuntura Global publica artigos e resenhas inéditos da área de Relações Internacionais, produzidos por docentes e pesquisadores vinculados aos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência Política, Relações Internacionais e áreas afins. A Revista privilegiará a publicação de artigos e resenhas sobre temas contemporâneos cuja abordagem seja capaz de apresentar inovações teóricas e metodológicas na análise de fenômenos internacionais contemporâneos. A Revista não publica artigos submetidos por graduados ou graduandos. Como exigência mínima, os autores precisam estar vinculados a cursos de mestrado.
A Conjuntura Global está indexada nas seguintes bases de dados:
- Google Scholar
- Latindex
- SER
- BASE
- Dimensions
- EZB
- ROAD
- J4F
- LivRe
- Diadorim
- Open Aire
- Science Open
- World Wide Science
Processo de Avaliação pelos Pares
Todas as submissões são examinadas pelos Editores da Conjuntura Global. A avaliação das submissões é realizada por meio das seguintes etapas:
1ª) Todas as contribuições são examinadas pelos Editores da Conjuntura Global, que verificarão: (i) a adequação do artigo ou resenha à política editorial do periódico, bem como às normas de publicação estabelecidas. Contribuições que estejam fora das normas editoriais poderão ser devolvidas aos autores para adequação; (ii) a qualidade teórica e empírica da submissão. Nessa etapa, podem ser recusados artigos com problemas de redação ou excessivamente descritivos, sem apresentação de contribuições teórico-empíricas relevantes; (iii) verificação de plágio ou auto-plágio (existência de partes do manuscrito publicadas em outros veículos, com exceção dos anais de congressos científicos).
2ª) Envio das submissões para os pareceristas que avaliarão os artigos e resenhas em processo duplo-cego. As contribuições podem ser: aceitas sem alterações; aprovadas com a condição de incorporação das recomendações dos avaliadores; ou rejeitadas. Os autores terão prazo para enviar artigos e resenhas cuja publicação está condicionada à incorporação das recomendações dos pareceres. As contribuições reenviadas serão submetidas à nova apreciação dos avaliadores, que poderão aprovar ou rejeitar os artigos e resenhas reapresentados.
Periodicidade
A Revista Conjuntura Global (ISSN 2317-6563) é uma publicação semestral e recebe submissões por meio de fluxo contínuo.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Políticas Éticas e Boas Práticas Editoriais
A Revista Conjuntura Global adota integralmente os Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas, organizados pelo Committee on Publication Ethics (COPE), e as Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Os autores e pareceristas, ao submeterem ou aceitarem avaliar um trabalho para à Conjuntura Global, declaram ter conhecimento e concordar integralmente com essas diretrizes.
As diretrizes adotadas pela Conjuntura Global estão listadas abaixo:
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica. Disponível em: http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes. Acesso em: 27/04/2020.
- COPE Council, OASPA, DOAJ, and WAME. Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas. September 2018. Disponível em: https://doi.org/10.24318/cope.2019.1.14. Acesso em: 27/04/2020.
- Kleinert S & Wager E (2011). Responsible research publication: international standards for editors. A position statement developed at the 2nd World Conference on Research Integrity, Singapore, July 22-24, 2010. Chapter 51 in: Mayer T & Steneck N (eds) Promoting Research Integrity in a Global Environment.Imperial College Press / World Scientific Publishing, Singapore (pp 317-28). Disponível em: https://publicationethics.org/files/International%20standard_editors_for%20website_11_Nov_2011.pdf. Acesso em: 27/04/2020.
- Wager E & Kleinert S (2011) Responsible research publication: international standards for authors. A position statement developed at the 2nd World Conference on Research Integrity, Singapore, July 22-24, 2010. Chapter 50 in: Mayer T & Steneck N (eds) Promoting Research Integrity in a Global Environment.Imperial College Press / World Scientific Publishing, Singapore (pp 309-16). Disponível em: https://publicationethics.org/files/International%20standards_authors_for%20website_11_Nov_2011.pdf. Acesso em: 27/04/2020.
- Hames, Irene. COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers. Disponível em: https://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf. Acesso em: 27/04/2020.
Políticas, diretrizes e condições de uso de Inteligência Artificial (IA)
A Revista Conjuntura Global, visando fornecer maior transparência e orientação para os avaliadores e autores em relação ao uso de IA generativa e às tecnologias assistidas por IA, e em consonância com as diretrizes e estudos iniciais realizados pelo Committee on Publication Ethics (COPE), Cambridge University Press, Elsevier e SciELO, assume a seguinte política acerca do tema: os trabalhos submetidos à revista terão sua autoria atribuída ao(s) indivíduo(s) responsável(is) pela submissão, dado serem o resultado das pesquisas realizadas inteiramente pelo(s) mesmo(s). O uso de IA generativa e tecnologias assistidas por IA são estritamente proibidas para a escrita de artigo, para a geração de resultados ou para a criação/alteração de imagens ou elementos gráficos. A aplicação da tecnologia deve ser feita com supervisão e controle humano, e os autores devem revisar e editar cuidadosamente o resultado. As tecnologias só devem ser utilizadas para melhorar a linguagem e legibilidade do artigo. Isto posto, o uso de IA pelos avaliadores é vedado.
Por não serem entidades legais e não assumirem responsabilidade pelo trabalho enviado, tampouco podendo afirmar a presença ou ausência de conflitos de interesse, entendemos que as ferramentas de IA não atendem aos requisitos de autoria. Chatbots não podem ser listados como autores ou co-autores de nenhum artigo submetido à Revista Conjuntura Global. Nenhuma ferramenta de IA deve ser utilizada na geração de textos que compõem a estrutura do manuscrito submetido ao periódico. Autores que utilizarem ferramentas de IA em qualquer estágio da escrita do manuscrito encaminhado para a revista devem explicar de forma transparente na declaração disponibilizada no site quais ferramentas foram utilizadas, de que maneira foram utilizadas, e em quais partes do manuscrito foram usadas. Os autores são totalmente responsáveis pelo conteúdo do manuscrito enviado, sendo responsáveis por qualquer erro ou violação da ética de publicação.
Sponsors
Fontes de Apoio
Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais - NEPRI/UFPR
Programa de Pós-Graduação em Ciência Política - PPGCP/UFPR
Histórico do periódico
Fundada em setembro de 2012, a revista Conjuntura Global é fruto das iniciativas do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da UFPR, sob coordenação do Professor Alexsandro Eugenio Pereira. Na época os alunos do mestrado Leonardo Mèrcher e Caroline Cordeiro organizaram sua realização como membros co-fundadores e tornaram-se Editor Executivo e Editora Executiva Adjunta, respectivamente. Em 2016, após três anos, Caroline Cordeiro assumiu o cargo de Editora Executiva e Claudia Stephan, o de Editora Executiva Adjunta, mantendo o Prof. Alexsandro como Editor-Chefe desde sua fundação. A revista Conjuntura Global é hoje um dos principais periódicos nacionais da área de Ciência Política e Relações Internacionais.