Open Journal Systems

VELOCIDADE DA MARCHA ASSOCIADA AOS FATORES CLÍNICOS EM IDOSOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA

Midiã Vanessa dos Santos Spekalski, Paola Boldt, Maria Paula Santos Domingues, Juliane Gomes da Silva, Karina Silveira de Almeida Hammerschimidt, Maria Helena Lenardt, Susanne Elero Betiolli

Resumo


Objetivo: analisar a produção científica nacional e internacional sobre a velocidade da marcha associada aos sinais, sintomas e fatores clínicos em pessoas idosas da atenção primária à saúde.

Método: revisão integrativa de literatura realizada em cinco fontes de dados (Biblioteca Virtual em Saúde, Embase, Web of Science, Cumulative Index To Nursing And Allied Health Literature (CINAHL) e PubMed) com publicações do período de janeiro de 2017 até junho de 2023.

Resultados: 13 publicações que atenderam aos critérios de elegibilidade, com predomínio de estudos no idioma inglês. Estudos evidenciaram que a velocidade da marcha reduzida está associada com fraturas (p<0,05), demência (p<0,01), doenças cardiovasculares (p<0,001) e neuropsiquiátricas (p<0,01), quedas (p<0,05) e polifarmácia (p<0,001).

Conclusão: alteração no padrão da velocidade de marcha em pessoas idosas está relacionada a diversos fatores clínicos, reforçando a necessidade de novos estudos e o papel norteador da equipe de enfermagem geriátrica na saúde da pessoa idosa.


Palavras-chave


Idoso; Velocidade de Caminhada; Atenção Primária à Saúde; Sinais Clínicos; Sintomas Clínicos.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v29i0.92975