CETOACIDOSE DIABÉTICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 1 E FATORES DE RISCO ASSOCIADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.82388

Palavras-chave:

Cetoacidose Diabética, Diabetes Mellitus tipo 1, Criança, Adolescente, Cuidados de enfermagem.

Resumo

Objetivo: estimar a prevalência e fatores de risco de cetoacidose diabética em crianças e adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1.

Método: estudo epidemiológico de corte transversal em que foram analisados prontuários de crianças e adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1, internadas nos últimos 10 anos em um hospital público de referência do município de Campina Grande, Brasil, no período de 2009 a 2019. Os dados foram analisados por estatística descritiva, bivariada e multivariada por regressão de Poisson.

Resultados: foram analisados 130 prontuários e 46,2% apresentaram cetoacidose diabética. As variáveis independentes que impactaram, de forma significativa e conjunta, com o desfecho foram: idade, infecção, erro alimentar e erro na dosagem de insulina.

Conclusão: a cetoacidose diabética foi um achado comum em crianças e adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1. Os resultados contribuem com a assistência de enfermagem e permitem implementar intervenções de prevenção e manejo adequado do problema.

Biografia do Autor

Thaynara Tavares Oliveira Ramos, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, Paraíba

Técnica em Informática pelo IFPB Campus Campina Grande, Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Aluna de Iniciação Científica na modalidade Bolsista (PIBIC/UFCG), Membro fundador e diretora de financeiro da Liga Acadêmica de Anatomia Humana ( LIAAH - UFCG), e membro do Núcleo de Pesquisa em Saúde e Enfermagem NUPESEN/UFCG.

Juliana Andreia Fernandes Noronha, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, Paraíba

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019), Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraíba (2011), Especialista em Serviços de Saúde Pública pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicada (2006) e Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Santa Emília de Rodat (2004). Professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande,  Membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do Hospital Universitário Alcides carneiro (HUAC) e Líder do Núcleo de Pesquisa em Saúde e Enfermagem (NUPESEN).


Brenda Sales Lins, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, Paraíba

Acadêmica de enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Membro fundador e diretora de marketing e propaganda da Liga Acadêmica de Anatomia Humana - LIAAH/UFCG; Aluna de Iniciação Científica na modalidade Bolsista (PIBIC/UFCG); Membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Saúde Coletiva - NUPESC (UFCG).

Maria Cecília Queiroga Santos, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, Paraíba

Técnica em Petróleo e Gás pelo IFPB Campus Campina Grande, Graduanda do curso de Enfermagem da UFCG Campus Campina Grande, Bolsista do programa PIBIC UFCG/CAPES, Diretora de Pesquisa e Extensão e Membro Fundadora da Liga de Anatomia Humana da UFCG (LIAAH).

Sheila Milena Pessoa dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, Paraíba

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Obstetrícia pela Universidade Federal de Alagoas, Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba. Professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande e Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Enfermagem. Membro do Núcleo de Pesquisa em Saúde e Enfermagem (NUPESEN) e do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Saúde Coletiva (NUPESC).

Anajás Silva Cardoso Cantalice, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Cuité, Paraíba

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com doutorado sanduíche em Epidemiologia pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa/Portugal. Atualmente é professora adjunto II da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduada (Bacharelado e Licenciatura Plena) em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2010), Mestre em Saúde Pública pela UEPB (2012) e Especialista em Enfermagem em Pediatria e Neonatologia (2020). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saúde e Enfermagem (GEPISE) (UFCG) e Grupo de Estudos sobre a Criança Doente (USP)

Downloads

Publicado

19-09-2022

Como Citar

Ramos, T. T. O., Noronha, J. A. F., Lins, B. S., Santos, M. C. Q., Santos, S. M. P. dos, & Cantalice, A. S. C. (2022). CETOACIDOSE DIABÉTICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 1 E FATORES DE RISCO ASSOCIADOS. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.82388

Edição

Seção

Artigo Original