DEMANDAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DE ENFERMAGEM EM HOSPITAL DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.57130

Palavras-chave:

Planejamento em saúde, Educação continuada em enfermagem, Capacitação em serviço, Equipe de enfermagem, Serviços de enfermagem.

Resumo

Objetivo: analisar demandas de educação permanente da equipe de enfermagem de um hospital público de ensino do sul do Brasil.
Método: pesquisa documental, descritiva e quanti-qualitativa, realizada a partir de documentos preenchidos por profissionais de enfermagem em 2016, para avaliação do programa de educação permanente desse hospital. Na análise dos dados, utilizou-se funções estatísticas do Biostat5.3® e IRAMUTEQ®.
Resultados: 72 (48%) documentos preenchidos por profissionais de urgência/emergência; 140 (54,93%) marcações de não participação em ações educativas por desconhecimento; 108 (38,3%) solicitações de ações educativas para atualização técnico-científica. Sobre as expectativas acerca do programa, definiram-se seis classes: apresentação do programa; divulgação das ações; ações educativas relacionadas às unidades assistenciais; ações educativas a distância e nos setores; disponibilidade de horários para a mesma ação educativa; escala para participação dos profissionais nessas ações.
Conclusão: a análise documental de tais demandas subsidia o planejamento e aperfeiçoamento de propostas de educação permanente em enfermagem.

Publicado

2019-02-04

Como Citar

Sade, P. M. C., Peres, A. M., Brusamarello, T., das Mercês, N. N. A., Wolff, L. D. G., & Lowen, I. M. V. (2019). DEMANDAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DE ENFERMAGEM EM HOSPITAL DE ENSINO. Cogitare Enfermagem, 24. https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.57130

Edição

Seção

Artigo Original