Lançamento de dossiê temático: “Textos achados na rua: epistemologias contra-hegemônicas no centro do debate”

1 EXPLICANDO A PROPOSTA TEMÁTICA


A Revista Eletrônica do CEJUR (ISSN 1981-8386) é uma publicação eletrônica editada, com periodicidade anual e fluxo contínuo, pelo Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR) do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que se propõe captar no direito em movimento os saberes transformadores da sociedade e dar-lhes explicitação, crítica e construtiva, na seara jurídica.

A proposta deste dossiê temático surge com a necessidade urgente de trazer ao centro do debate pesquisas jurídicas fundadas em epistemologias contra-hegemônicas, derivadas de dores reais e que dialoguem com a concretude da sociedade. Por isso, pesquisas empíricas e que tenham essa proposta de interseccionar campo e teoria são bem-vindas nesta edição.

Inspirando-nos no Direito Achado na Rua, do professor Roberto Lyra Filho, ousamos dar passos além e provocar o campo acadêmico a fim de dar continuidade ao rompimento do saber hegemônico, eurocêntrico e masculino. Nesse sentido, a proposta do dossiê envolve percepções que trabalhem com temas interseccionais como raça, gênero, sexualidade, juventude, dentre outras, que dialogam com o direito, e sobretudo com o espaço acadêmico.


2 DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO


2.1.São aceitas submissões em português, contendo no mínimo 15 e no máximo 25 páginas.


2.2.São aceitos artigos elaborados por graduandas(os/es) e mestrandas(os/es), desde que em coautoria com mestras(es), doutorandas(os/es) e/ou doutoras(es). Terão preferência pelo Conselho Editorial autores/as autodeclarados/as/es como pretos/as/es, pardos/as/es, indígenas, com deficiência e trans*.


2.3.Submissões em coautoria de três ou mais autoras(es) devem justificar a participação individual na produção do texto por meio do campo "Comentários do Autor" na página de envio.


2.4. Os artigos deverão contemplar os seguintes elementos:


  1. cabeçalho: título, subtítulo;

  2. título: deve ser claro e objetivo, podendo ser complementado por um subtítulo separado por dois pontos, em fonte maiúscula e minúscula, em negrito e centralizado;

  3. resumo: síntese do conteúdo do artigo de 100 a 250 palavras, redigido em português, localizado antes do texto (ABNT – NBR 6028); deve expressar na primeira frase do resumo o assunto tratado, situando no tempo e no espaço; dar preferência ao uso da terceira pessoa do singular; ressaltar os objetivos, métodos, resultados e as conclusões do trabalho;

  4. palavras-chave: até 5 (cinco) palavras significativas que expressam em português o conteúdo do artigo, escritas em negrito, alinhamento à esquerda, separados por ponto e vírgula ou ponto; palavras-chave em inglês ou espanhol são opcionais e deverão acompanhar o resumo em língua estrangeira;

  5. resumo em língua estrangeira: tradução do resumo para o inglês, o espanhol, o italiano ou o alemão; logo abaixo das palavras-chave em português;

  6. palavras-chave em língua estrangeira: tradução das palavras-chave para o inglês, o espanhol, o italiano ou o alemão;

  7. sumário: informação das seções que compõem o artigo, numeradas progressivamente em algarismo arábico;

  8. texto do artigo: redigida em português, deverá apresentar como partes uma introdução, desenvolvimento e conclusão, antecedida pelo resumo e palavras-chave;

  9. citação e notas de rodapé: as citações devem seguir o sistema autor-data, com a utilização de notas de rodapé estritamente explicativas;

  10. referências bibliográficas: são indicações de fontes utilizadas pelo(s) autor(es), contendo exclusivamente os autores citados e apresentadas ao final do texto em ordem alfabética crescente; nas referências os espaços deverão ser simples e o alinhamento deve ser à esquerda;

  11. anexo: material complementar ao texto, incluído ao final apenas quando indispensável.

  12. tabelas ou gráficos: devem ser adotadas as “normas de apresentação tabular” publicadas pelo IBGE.


2.5. Os trabalhos deverão redigidos em vernáculo e digitados em processador de texto nos formatos odt ou doc/docx, com fonte Times New Roman, tamanho 12 para o corpo do texto e tamanho 10 para notas de rodapé ao final da página e citações longas de mais de três linhas. No corpo do texto o entrelinhamento normal será de 1,5 e reduzido a 1,0 para as notas de rodapé e citações longas. O estilo itálico será empregado para palavras estrangeiras e o negrito para destacar palavras em português no próprio texto, quando indispensável. O texto deverá ser justificado e as páginas não numeradas.


2.6. Não são cobradas quaisquer taxas para submissão ou acesso aos artigos publicados.


3 CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO


3.1.Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.


3.2.A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, não será publicada.


3.3.Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice, LibreOffice ou RTF (desde que não ultrapasse 2MB).


3.4.Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.


3.5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.


3.6.A temática do trabalho inclui-se em uma das três linhas editoriais da Revista (Direito das Relações Sociais, Direito do Estado, Direitos Humanos e Democracia).


3.7.A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.


4 CRONOGRAMA DA CHAMADA

4.1.As submissões deverão ser feitas exclusivamente por meio do cadastro de login e senha na plataforma da Revista, até a data de 20/01/2024.


4.2. O retorno acerca dos trabalhos aceites e possíveis correções ou sugestões de modificações será realizado até a data de 20/02/2024.


4.3. A publicação do dossiê está prevista para o mês de maio de 2024.


CEJUR

GESTÃO 2023/2024