Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Para todas as publicações, os autores (graduandos, graduados, especialistas, mestrandos, mestres e doutorandos) deverão ter sempre um doutor em coautoria do texto.

Para assegurar a integridade da avaliação às cegas e por pares para submissões à revista, é imprescindível a cautela para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento. Os autores do documento devem excluir do texto seus nomes, substituindo-os pelo termo “Autor” e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo etc.

Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

ADERÊNCIA
O objetivo da publicação, com periodicidade semestral, é apresentar textos com discussões teóricas e/ou relatos de pesquisa inéditos em Comunicação, Sociedade e Cultura, proporcionando a estudantes de pós-graduação, pesquisadores da área e acadêmicos em geral um espaço de debate e de aprofundamento de ideias. Nesse sentido, a revista CIÊNCIAS DO CONSUMO aceita a contribuição de autores que apresentem trabalhos pertinentes ao foco da revista e aos cursos de Publicidade e Propaganda e Comunicação Institucional da Universidade Federal do Paraná.

O conteúdo dos trabalhos representa o ponto de vista dos próprios autores e não a posição oficial da Revista, do Conselho Editorial ou da Universidade Federal do Paraná. A veracidade dos dados publicados nos artigos é de inteira responsabilidade de seus autores.

TIPOS DE PUBLICAÇÕES
Os textos devem ser originais, inéditos em livros e revistas acadêmicas, e abordar estudos relacionados ao dossiê da edição (quando contemplado pela edição) com chamada aberta e/ou destinados à seção de demanda contínua, mantendo o enfoque de Comunicação, Publicidade e Consumo.

Os Artigos Científicos, Dossiê, Resenhas, Entrevista, Visualidades, Ensaio, Iniciação Científica e Produções Inovadoras em Comunicação e Extensão podem ser produzidos por graduandos ou pós-graduandos e devem apresentar:
a) caráter opinativo/reflexivo;
b) discussões e resultados oriundos de pesquisa teórica ou empírica;
c) revisão bibliográfica — desde que se vincule ao estado da arte que constitua efetivamente uma contribuição original ao campo da comunicação;
d) assinatura junto com seus orientadores doutores.

ESTRUTURA, FORMATAÇÃO
Os trabalhos devem ser enviados no modelo de formatação descrito, sob pena de não serem aceitos aqueles com formato distinto. Os textos não deverão conter quaisquer informações que possam identificá-los (como autoria, coautoria, créditos acadêmicos e profissionais etc.). Os artigos e as resenhas passarão pela avaliação por pares e às cegas, sendo o próprio autor o responsável por apresentar as informações solicitadas no ato de cadastro e submissão do artigo pelo sistema da revista.

Os ARTIGOS devem ser redigidos em fonte Times New Roman, corpo 12, ter no mínimo 20 mil e no máximo 35 mil caracteres (com espaços), incluindo títulos, resumos e referências, tabelas e notas de rodapé. As referências devem ser as efetivamente citadas no texto. Fontes em caixa alta deverão se restringir ao uso de siglas e às referências bibliográficas. Destaques em negrito podem ser utilizados apenas no título e nos intertítulos do trabalho. Os originais devem ser apresentados em formato Word (.doc) ou RTF, com até 2 MB (caso o tamanho do arquivo extrapole esse limite, é aconselhado anexar imagens como documentos suplementares).

RESENHAS — Após o título da resenha (que também deve ser traduzido para espanhol e inglês, e ser diferente do título da obra resenhada), deverá constar a referência completa do livro, tese, dissertação, filme ou série. As resenhas devem ter, no máximo, 10 mil caracteres com espaço.

ARTIGOS e RESENHAS devem ser redigidos, preferencialmente, em português. Também serão aceitos trabalhos em espanhol, inglês, italiano e, excepcionalmente, em francês, sendo publicados nas versões originais. As margens superior e esquerda devem ser de 3 cm, e as margens inferior e direita de 2 cm. O corpo do texto deve estar na fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entrelinhas de 1,5 cm, justificado, com recuo de parágrafos (1ª linha) de 1,25 cm. Quando o artigo for redigido em outro idioma, deverá conter a versão de título, resumo e palavras-chave em português.

Os textos devem ser apresentados de acordo com as normas da ABNT (NBR 6022), com a seguinte estrutura:
a) TÍTULO iniciado em caixa alta e demais partes em caixa baixa (com exceção de nomes próprios), em negrito, seguido das versões em espanhol e inglês, na fonte Times New Roman, corpo 14, espaçamento 1,5;
b) RESUMO de até 250 palavras, na fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples, em português, seguido das versões em espanhol e em inglês, acompanhadas de 3 a 5 palavras-chave, somente a primeira letra em caixa alta (ex.: Comunicação científica;), separadas por ponto e vírgula, também traduzidas para inglês e espanhol;
c) INTERTÍTULOS (não numerados) devem ser precedidos por uma linha em branco;
d) NOTAS DE RODAPÉ devem estar na fonte Times New Roman, corpo 9, justificadas, e se restringir a comentários estritamente necessários, e não a citações bibliográficas;
e) CITAÇÕES de até três linhas devem ser incorporadas ao texto, entre aspas, e seguidas da referência (sobrenome do autor, ano e paginação) entre parênteses, seguindo a NBR 10520 (ABNT). Ex.: (SILVA, 2003, p. 224-7). Citações com mais de três linhas devem ser destacadas do parágrafo, com recuo de 4 cm, na fonte Times New Roman, corpo 10, separadas por linhas em branco antes e depois da citação, com espaçamento simples, sem aspas, seguidas pela referência da obra no padrão indicado;
f) GRÁFICOS, TABELAS, ILUSTRAÇÕES e FIGURAS devem vir no corpo do texto, devidamente numeradas e identificadas. Abaixo de cada imagem deve constar sua respectiva legenda e crédito, precedidos pela palavra “Figura”, a numeração seriada e dois pontos. Ex.: Figura 3: Natureza Morta, 1960, Giorgio Morandi (Museo Morandi, Bolonha). A utilização de tabelas deve seguir a mesma formatação (NBR 6021). As imagens utilizadas devem conter o crédito completo (autor e fonte), e os autores dos textos devem se responsabilizar pela permissão para reprodução, respeitando os direitos autorais nacionais e internacionais (Lei 9.610 e Convenção de Berna da Organização Mundial da Propriedade Intelectual). Fotografias e mapas, além de organogramas, diagramas e fluxogramas complexos, devem estar em formatos adequados de impressão (300 dpi com 20 cm de largura);
g) REFERÊNCIAS completas deverão ser apresentadas apenas ao final do trabalho, sob o título “Referências” (somente a primeira letra em caixa alta), conforme norma da ABNT em vigor (NBR 6023) e padrão indicado a seguir, com espaçamento simples e em ordem alfabética.

Para livro:
SOBRENOME, Nome. Título do livro. Cidade: Editora, ano.

Para até três autores:
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título do livro. Cidade: Editora, ano.

Para mais de três autores:
SOBRENOME, Nome; et. al.. Título do livro. Cidade: Editora, ano.

Para capítulo de livro:
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título do livro. Ed. Cidade: Editora, ano, p. inicial-final.

Para artigo em periódico:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico, Local, volume, número, página inicial-final, ano.

Para artigo em periódico com mais de três autores:
SOBRENOME, Nome; et. al. Título do artigo. Título do periódico, Local, volume, número, página inicial-final, ano.

Para artigo em periódico on-line:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico, local, volume, nº, página inicial-final, ano. Disponível em: http://exemplo/arquivo.html . Acesso em: 21 fev. 2010.

Para reportagem de jornal:
SOBRENOME, Nome. Título da reportagem. Nome do veículo, Cidade, dia, mês, ano, nº ou título do caderno/seção/suplemento, páginas inicial-final.

 

Artigo Científico

Nesta seção, de fluxo contínuo, são aceitos artigos de pesquisas relacionadas ao escopo da revista e que não são produtos de iniciação científica. Serão avaliados, obedecendo aos critérios estabelecidos no formulário de avaliação. O texto integral do artigo submetido à Ciências do Consumo deve ter no mínimo 20 mil e  no máximo 35.000 caracteres com espaços (incluindo títulos, resumo, abstract, notas de rodapé, referências bibliográficas).

Dossiê

Nesta seção, são aceitos artigos de pesquisas relacionadas ao escopo da revista e, ao mesmo tempo, a um dossiê temático proposto por pesquisadores. O tamanho dos textos para o dossiê segue as diretrizes dos artigos.

Resenha

Nesta seção, são aceitas resenhas de livros, teses, dissertações, filmes e séries com até dois anos de publicação ou do lançamento. O texto integral da resenha deve ter, no máximo, 10.000 caracteres com espaços (incluindo títulos, resumo, abstract, notas de rodapé, referências bibliográficas).

Entrevista

O texto integral da entrevista submetida à Ciências do Consumo deve ter, no máximo, 35.000 caracteres com espaços (incluindo títulos, resumo, abstract, notas de rodapé, referências bibliográficas).

Ensaio

São aceitos para esta seção ensaios críticos ou literários, caracterizados por uma reflexão que versa sobre determinado tema, sem esgotá-lo, exposta de maneira pessoal ou subjetiva. Deve ser um texto que pode ser situado entre o poético e o didático, contendo ideias, críticas e reflexões, sendo menos formal, mas sem perder o rigor científico, desde que tenha relação com o escopo do periódico. O texto submetido deve ter, no máximo, 35.000 caracteres com espaços (incluindo títulos, resumo, abstract, notas de rodapé, referências bibliográficas).

Visualidades

São aceitos para essa seção ensaios visuais (fotográficos, gráficos, pictóricos e afins) e apresentação de filmes, curtas-metragens, documentários e videoarte produzidos pelo autor. Devem ser acompanhados de um memorial descritivo incluindo os processos de pesquisa e criação, bem como os conceitos emanados da criação ou obra. O texto integral submetido deve ter, no máximo, 8.000 caracteres com espaços (incluindo títulos, resumo, abstract, notas de rodapé, referências bibliográficas).

Iniciação Científica

Artigos científicos originados de relatórios de IC, trabalhos de conclusão de curso da UFPR e de outras IES desde que a abordagem do consumo esteja contemplada na pesquisa. O texto integral do artigo de IC submetido à Ciências do Consumo deve ter, no mínimo, 20.000 e, no máximo, 35.000 caracteres com espaços (incluindo títulos, resumo, abstract, notas de rodapé, referências bibliográficas).

Produção Inovadora

Seção de artigos científicos resultantes de práticas em sala de aula ou laboratório (graduação, lato sensu) da UFPR e outras IES, com interfaces com o escopo da revista. O texto integral submetido deve ter, no mínimo 8 mil e no máximo 20.000 caracteres com espaços (incluindo títulos, resumo, abstract, notas de rodapé, referências bibliográficas).

Extensão

Publicação de artigos resultantes de atividades relacionadas a projetos ou programas de extensão da UFPR e demais IES desde que mantenham relação com o escopo do periódico. O texto integral submetido deve ter, no mínimo, 8 mil e, no máximo, 20.000 caracteres com espaços (incluindo títulos, resumo, abstract, notas de rodapé, referências bibliográficas).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Consulte nossos documentos e políticas institucionais para mais informações em: https://ufpr.br/lgpd/documentos/