Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Artigo Científico
Nesta seção, de fluxo contínuo, são aceitos artigos de pesquisas relacionadas ao escopo da revista e que não são produtos de iniciação científica. Serão avaliados, obedecendo aos critérios estabelecidos no formulário de avaliação. O texto integral do artigo submetido à Ciências do Consumo deve ter no mínimo 20 mil e no máximo 35.000 caracteres com espaços (incluindo títulos, resumo, abstract, notas de rodapé, referências bibliográficas).
Dossiê
Nesta seção, são aceitos artigos de pesquisas relacionadas ao escopo da revista e, ao mesmo tempo, a um dossiê temático proposto por pesquisadores. O tamanho dos textos para o dossiê segue as diretrizes dos artigos.
Resenha
Nesta seção, são aceitas resenhas de livros, teses, dissertações, filmes e séries com até dois anos de publicação ou do lançamento. O texto integral da resenha deve ter, no máximo, 10.000 caracteres com espaços (incluindo títulos, resumo, abstract, notas de rodapé, referências bibliográficas).
Entrevista
O texto integral da entrevista submetida à Ciências do Consumo deve ter, no máximo, 35.000 caracteres com espaços (incluindo títulos, resumo, abstract, notas de rodapé, referências bibliográficas).
Ensaio
São aceitos para esta seção ensaios críticos ou literários, caracterizados por uma reflexão que versa sobre determinado tema, sem esgotá-lo, exposta de maneira pessoal ou subjetiva. Deve ser um texto que pode ser situado entre o poético e o didático, contendo ideias, críticas e reflexões, sendo menos formal, mas sem perder o rigor científico, desde que tenha relação com o escopo do periódico. O texto submetido deve ter, no máximo, 35.000 caracteres com espaços (incluindo títulos, resumo, abstract, notas de rodapé, referências bibliográficas).
Visualidades
São aceitos para essa seção ensaios visuais (fotográficos, gráficos, pictóricos e afins) e apresentação de filmes, curtas-metragens, documentários e videoarte produzidos pelo autor. Devem ser acompanhados de um memorial descritivo incluindo os processos de pesquisa e criação, bem como os conceitos emanados da criação ou obra. O texto integral submetido deve ter, no máximo, 8.000 caracteres com espaços (incluindo títulos, resumo, abstract, notas de rodapé, referências bibliográficas).
Iniciação Científica
Artigos científicos originados de relatórios de IC, trabalhos de conclusão de curso da UFPR e de outras IES desde que a abordagem do consumo esteja contemplada na pesquisa. O texto integral do artigo de IC submetido à Ciências do Consumo deve ter, no mínimo, 20.000 e, no máximo, 35.000 caracteres com espaços (incluindo títulos, resumo, abstract, notas de rodapé, referências bibliográficas).
Produção Inovadora
Seção de artigos científicos resultantes de práticas em sala de aula ou laboratório (graduação, lato sensu) da UFPR e outras IES, com interfaces com o escopo da revista. O texto integral submetido deve ter, no mínimo 8 mil e no máximo 20.000 caracteres com espaços (incluindo títulos, resumo, abstract, notas de rodapé, referências bibliográficas).
Extensão
Publicação de artigos resultantes de atividades relacionadas a projetos ou programas de extensão da UFPR e demais IES desde que mantenham relação com o escopo do periódico. O texto integral submetido deve ter, no mínimo, 8 mil e, no máximo, 20.000 caracteres com espaços (incluindo títulos, resumo, abstract, notas de rodapé, referências bibliográficas).
Declaração de Direito Autoral
Os artigos só serão submetidos à análise e, possivelmente, publicados se o autor subscrever à Declaração de Direitos Autorais. O envio do material (texto e imagens) implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação à Revista Ciências do Consumo que terá exclusividade para veiculá-los em primeira mão e utilizar trechos para divulgação. Quaisquer materiais publicados na revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Consulte nossos documentos e políticas institucionais para mais informações em: https://ufpr.br/lgpd/documentos/
