Sobre a Revista
Ciências do Consumo: Revista Científica de Comunicação, Publicidade e Consumo é voltada a: Professores e estudantes de graduação em Comunicação e Publicidade da UFPR e de instituições de ensino superior de todo o país; Pós-graduandos nas áreas da Comunicação, Publicidade e campos afins; Cientista dos campos da Comunicação, Ciências Humanas e Neurociência nacionais e internacionais; Profissionais do mercado que atuam nos setores da Comunicação, Publicidade e Consumo de diferentes organizações. Seu objetivo central é promover a divulgação científica de estudos sobre o consumo como fenômeno cultural da contemporaneidade, e sua principal narrativa: a publicidade.
Foco e Escopo — A revista busca estabelecer diálogo com diversas áreas do conhecimento que contribuem para aprofundar o entendimento sobre o consumo e a publicidade, como: Neurociência do Consumo, Antropologia, Psicologia, Semiótica, Estudos da Linguagem, Design, Artes, Administração, Engenharias, Ciência de Dados, Ciências Cognitivas, Ecologia, Medicina, Química e Biologia.
Essa interdisciplinaridade se justifica pelo fato de que o consumo impacta não apenas as Ciências Humanas, mas também exige abordagens críticas e empíricas oriundas das Ciências Exatas e Biológicas, pois está diretamente ligado a questões ambientais, de saúde, de bem-estar e da manutenção da vida no planeta.
A proposta da revista é ampliar o debate interdisciplinar, valorizando pesquisas que explorem o consumo e a publicidade como produtores de sentido, que atravessam as instâncias sociais, movimentam o mercado, criam mapas culturais, direcionam comportamentos, compõem identidades e estilos de vida e, inclusive, impactam o ambiente.
Periodicidade - Fluxo contínuo de publicação,
Processo de Avaliação por Pares — Os manuscritos submetidos passam por triagem preliminar da equipe editorial, que verifica a aderência às diretrizes, foco e escopo da revista. Se aprovados, são encaminhados para avaliação por pares no formato duplo cego (double blind review), garantindo o anonimato de autores e pareceristas. O tempo médio de avaliação é de 30 dias.
Titulação dos Avaliadores — A titulação mínima exigida é de mestre: Avaliadores mestres avaliam textos de autores até o mesmo nível; avaliadores doutores podem avaliar manuscritos de qualquer titulação.
Pareceres Possíveis — Aceito para publicação (com ou sem alterações); Recusado para publicação; Em caso de pareceres divergentes, o manuscrito será enviado a um terceiro parecerista.
Critérios de Avaliação — Adequação às normas e ao escopo da revista; Consistência e coerência teórica; Relevância para os estudos acadêmicos do consumo e da publicidade; Adequação à seção indicada.
Endogenia — O Conselho Editorial é formado por: 30% de pesquisadores da UFPR; 70% de outras instituições nacionais e internacionais. A revista limita a 30% a participação de autores da UFPR em cada edição. Textos excedentes serão publicados na edição seguinte.
Acesso Aberto — A revista não cobra taxas de submissão, processamento ou publicação (APC). O conteúdo é de acesso livre e imediato, promovendo a democratização do conhecimento científico.
