Anúncios

A revista Ciências do Consumo se propõe a fomentar o debate sobre o consumo a partir de uma perspectiva interdisciplinar, reunindo pesquisas de diferentes áreas do conhecimento que lançam luz sobre os fenômenos do consumo e da publicidade. Compreendidos como produtores de sentido, o consumo e sua principal narrativa, a publicidade, são fenômenos que atravessam todas as instâncias sociais, movimentam o mercado, moldam mapas culturais, orientam comportamentos, constroem identidades, criam mitos e imaginários além de modos de ser e estar no mundo. Tudo isso, inevitavelmente, impacta o ambiente.

Deste modo, o periódico nasce do reconhecimento de que o consumo, em suas múltiplas dimensões, é um fenômeno central para a compreensão das dinâmicas contemporâneas. Vivemos em um tempo em que rituais de consumo não apenas refletem preferências individuais, mas também revelam disputas simbólicas, transformações culturais, questões ambientais e desigualdades sociais. Nesse contexto, a revista se consolida como um espaço de diálogo crítico, plural e interdisciplinar, reunindo pesquisas que problematizam o consumo sob diferentes prismas, da comunicação à antropologia, da sociologia à economia, da psicologia à filosofia, da saúde ao meio ambiente, da neurociência à biologia.

Convidamos cientista, docentes, estudantes de pós-graduação e profissionais interessados no tema a submeterem seus artigos, ensaios e resenhas. Também temos espaço para a iniciação científica, a extensão e produções inovadoras em sala de aula. Sua contribuição é fundamental para ampliar o repertório científico sobre o consumo e fortalecer esse campo em constante expansão.