A dádiva da teoria: epistemologia e reciprocidade no circuito do “dado” antropológico

Autores/as

  • Bruno M. N. Reinhardt Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5380/cam.v7i1.5431

Palabras clave:

hermenêutica, dádiva, feitiçaria

Resumen

Postulando a indissociabilidade entre as dimensões analítica e reflexiva do conhecimento antropológico, o artigo realiza a recuperação crítica das condições discursivas que articulam os dados etnográficos e a teoria social em duas obras importantes: o clássico Ensaio sobre a Dádiva, de Marcel Mauss, e Les Mots, la Mort, les Sorts, de Jeanne Favret-Saada. A partir da aproximação comparativa entre o círculo meta-teórico da hermenêutica e os círculos teóricos da dádiva e da feitiçaria, o texto tem como finalidade a reflexão epistemológica sobre a relação entre o saber antropológico e o saber nativo. Através do processual entre-cruzamento de informações provenientes desses três círculos, constrói-se um argumento que, partindo da teoria da dádiva, deságua na proposta de uma epistemologia da dádiva, ou uma dádiva da teoria.

Biografía del autor/a

Bruno M. N. Reinhardt, Universidade de Brasília

Bacharel em Ciências Sociais pela UFMG e mestrando em Antropologia Social pela Universidade de Brasília

Publicado

2006-07-14

Cómo citar

Reinhardt, B. M. N. (2006). A dádiva da teoria: epistemologia e reciprocidade no circuito do “dado” antropológico. Campos – Revista De Antropologia, 7(1), 135–157. https://doi.org/10.5380/cam.v7i1.5431

Número

Sección

Artigos