“Matemática atraía mais os homens": olhares docentes sobre gênero e masculinidades
DOI:
https://doi.org/10.5380/cra.v24i2.87164Keywords:
gênero, masculinidades, docência, Matemática.Abstract
Essa pesquisa qualitativa teve como principal objetivo problematizar discursos sobre gênero e masculinidades a partir dos enunciados de 12 professores de Matemática da rede pública de ensino municipal e estadual de uma cidade do Cariri Cearense, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, via plataforma digital em decorrência do contexto pandêmico da COVID-19, e como procedimento analítico adotamos a análise cultural. Desse modo, a partir da problematização de discursos machistas, sexistas, misóginos e homofóbicos alicerçados no sistema patriarcal e padrão cisheteronormativo, evidenciamos a carência de (in)formações dos docentes acerca das temáticas gênero e masculinidades. Assim, concluímos que as masculinidades com suas múltiplas identidades e diferenças precisam ser reconhecidas e para tanto são necessárias mudanças formativas nos cursos de licenciatura, sobretudo em Matemática, visando incorporar nos currículos escolares e acadêmicos, temáticas socioculturais, como gênero e sexualidade, para possibilitar a desconstrução de preconceitos, binarismos e representações estereotipadas sobre o que significa “ser homem/tornar-se homem”.
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