Ações Afirmativas para Estudantes Quilombolas: o processo de criação do Programa de Inclusão de Estudantes Quilombolas (PROINQ) na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/cra.v17i2.56215

Keywords:

ações afirmativas, políticas públicas, ensino superior, quilombolas, Mato Grosso.

Abstract

O artigo é um relato da experiência das políticas de ações afirmativas para estudantes de comunidades quilombolas no estado de Mato Grosso, construídas a partir do ano de 2013 na Universidade Federal de Mato Grosso. Descrevo a criação do Programa de Inclusão de Estudantes Quilombolas (PROINQ) como um processo aberto e plural, constituído com a participação intensa de diferentes representantes e lideranças quilombolas de 55 comunidades – reconhecidas pela Fundação Cultural
Palmares como “comunidades remanescentes de quilombos” – e da comunidade universitária. Em setembro de 2017, quatro anos depois, a universidade abriu o primeiro processo seletivo específico para candidatos e candidatas de comunidades quilombolas do estado. Concluo com o entendimento de que as políticas públicas para a educação, para além do reconhecimento de que a sociedade brasileira é
pluriétnica, só se consolidam de forma plena quando se considera que o direito à igualdade não pode prescindir do direito à diferença.

Author Biography

Sonia Regina Lourenço, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Adjunta do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Mato Grosso -UFMT. Graduada (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1999). Mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Paraná (2001). Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Integrante do Comitê Quilombos e Sócia-Efetiva da Associação Brasileira de Antropologia - ABA. Na UFMT, tem desenvolvido projetos de pesquisa e extensão com comunidades quilombolas de Chapada dos Guimarães, Mato Grosso.Tem experiência na área de Etnologia Indígena, Antropologia da Música, Antropologia Afro-Brasileira, Antropologia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, ritual e performance e etnicidades.

https://www.napasufmt.com/

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Sites consultados

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http://www.incra.gov.br/

Published

2016-12-30

How to Cite

Lourenço, S. R. (2016). Ações Afirmativas para Estudantes Quilombolas: o processo de criação do Programa de Inclusão de Estudantes Quilombolas (PROINQ) na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Campos - Revista De Antropologia, 17(2), 35–57. https://doi.org/10.5380/cra.v17i2.56215

Issue

Section

Dossiê