Nomear é trazer à existência: A onomástica (de crianças e de bichos) e os apelidos na produção da pessoa Capuxu
DOI:
https://doi.org/10.5380/campos.v15i2.40373Keywords:
Onomástica, Capuxu, Apelidos, Pessoa, Animais.Abstract
Neste artigo me dedico à análise do sistema de nominação Capuxu e sua importância para a constituição da pessoa, à extensão deste sistema para os animais como revelador das relações que o grupo estabelece com estes e ao sentido dos apelidos, atribuídos pelas crianças. Entre este povo camponês endogâmico do sertão da Paraíba descobri um sistema endonímico, que aliou a transmissão de nomes próprios a um curto leque de possibilidades de sobrenomes, prevalecendo quatro deles para praticamente duzentos habitantes. Este sistema foi paulatinamente substituído por um exonímico. Ainda assim, como esta transformação é recente, para resolver a confusão de nomes e sobrenomes semelhantes, a comunidade elegeu os apelidos, atribuídos pelas crianças e desde a infância, como designadores principais da pessoa. As crianças também exercem um importante papel na onomástica dos animais diluindo as fronteiras entre pessoas e bichos, revelando que há algo nestes que nos remete àquelas.
References
CÂNDIDO, Antônio. 2003. “A vida familiar do caipira”. In: Os Parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. 10ª ed. São Paulo: Editora 34
CODONHO, Camila. 2009. “Entre brincadeiras e hostilidades: percepção, construção e vivência das regras de organização social entre as crianças indígenas Galibi-Marworno”. Revista Tellus 9 17: 137-161.
DAMATTA, Roberto. 1976. Um Mundo Dividido: A Estrutura Social dos índios Apinayé. Petrópolis: Vozes.
ELIAS, Norbert; SCOTSON, John. 2000. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
EVANS-PRITCHARD, Edward Evan. 2002. Os Nuer. São Paulo: Editora Perspectiva.
FREYRE, Gilberto. 2003 [1933]. Casa Grande & Senzala: Formação da família brasileira sob o regime de economia patriarcal. 47ª ed. São Paulo: Global Editora.
GEERTZ, Clifford. 1989 [1973]. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Editora LTC.
GODOI, Emília Pietrafesa. 2009. “Reciprocidade e circulação de crianças entre camponeses do sertão”. In: E. Godoi; M. Menezes; R. Marin. (Orgs.) Diversidade do Campesinato: expressões e categorias, v. 2. São Paulo: UNESP/Brasília: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural.
HARRISON, Simon. 1990. Stealing People's Names: History and Politics in a Sepik River Cosmology. Cambridge/ Nova York : Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CBO9780511521096
HUGH-JONES, Stephen. 2006. “The substance of Northweast Amazonian names”. In: B Bodenhorn; G. Vom Bruck. The Anthropology of Names and Naming. Cambridge: Cambridge University Press.
LÉVI-STRAUSS, Claude. 2003. O Totemismo Hoje. Lisboa: Perspectiva do homem/Edições 70.
MAUSS, Marcel. 2003 [1969]. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify
MOURA, Margarida Maria. 2010. "Infância camponesa: legado dos nomes, dos bens antigos e das compras novas". Cadernos Ceru 21 (1):231 - 245
NEEDHAM, Rodney. 1954. "The system of teknonyms and death-names of the Penan". Southwestern Journal of Anthropology 10: 416-431. https://doi.org/10.1086/soutjanth.10.4.3628836
PINA CABRAL, João de. 1984. “Nicknames and the experience of community”, Man 19 (1): 148-150.
PINA CABRAL, João de. 2007. “Mães, pais e nomes no baixo sul (Bahia, Brasil)”. In: J. Pina Cabral; S. Viegas (orgs.). Nomes: Género, Etnicidade e Família. Coimbra: Almedina
RAMOS, Alcida. 2008. "Nomes Sanumá entre gritos e sussurros". Etnográfica 12 (1): 59-69. https://doi.org/10.4000/etnografica.1606
SILVA, Aracy Lopes da. 1986. Nomes e Amigos: Da Prática Xavante a uma Reflexão sobre os Jê. São Paulo, FFLCH, USP.
VIEGAS, Susana de Matos. 2008. "Pessoa e individuação: o poder dos nomes entre os Tupinambá de Olivença (sul da Bahia, Brasil) ". Etnográfica 12 (1): 71-94. https://doi.org/10.4000/etnografica.1618
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. 1986. Araweté: Os Deuses Canibais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores.
WOORTMANN, Ellen F. 1995. Herdeiros, parentes e compadres. São Paulo/Brasília: Hucitec/EdUnb
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1 Authors retain copyright to work published under Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) which allows:
Share — copy and redistribute material in any medium or format
Adapt — remix, transform, and build upon material
In accordance with the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that suggests that the licensor endorses you or your use.
Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
2 Authors are authorized to distribute the version of the work published in this journal, in institutional, thematic, databases and similar repository, with acknowledgment of the initial publication in this journal;
3 Works published in this journal will be indexed in databases, repositories, portals, directories and other sources in which the journal is and will be indexed.
