Machado, T. S. (2022). Um pé na cozinha: um olhar sócio-histórico para o trabalho de cozinheiras negras no Brasil. Fósforo. 400 p.
DOI:
https://doi.org/10.5380/cra.v26i(1).99414Resumo
"Um pé na cozinha" é uma expressão que atua na substituição da menção à ancestralidade negra e contribui para a invisibilização da violência sexual potencialmente presente em relações inter-raciais. Uma suposta mestiçagem trazida na imagem criada pela expressão, acaba por mobilizar um estereótipo racista naturalizado no Brasil, o estupro de mulheres negras escravizadas, que operou como uma equivalência que fundiu espaço, corpo e trabalho, num gesto de apagamento e subalternização. A cozinheira preta é essa figura presente-ausente na culinária nacional sobre a qual Taís de Sant’Anna Machado se atenta no livro Um pé na cozinha: um olhar sócio-histórico para o trabalho de cozinheiras negras no Brasil. Resultado de sua tese de doutorado em sociologia, defendida na Universidade de Brasília (UnB), a obra é conduzida por uma pesquisadora comprometida com os estudos críticos da alimentação no Brasil, em que temas como raça, gênero, classe e trabalho fundamentam a análise.
Referências
Machado, Taís S. (2022). Um pé na cozinha: um olhar sócio-histórico para o trabalho de cozinheiras negras no Brasil. São Paulo: Fósforo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1 Autores mantém os direitos autorais com o trabalho publicado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
2 Autores têm autorização para distribuição, da versão do trabalho publicada nesta revista, em repositório institucional, temático, bases de dados e similares com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
3 Os trabalhos publicados nesta revista serão indexados em bases de dados, repositórios, portais, diretórios e outras fontes em que a revista está e vier a estar indexada.
