Machado, T. S. (2022). Um pé na cozinha: um olhar sócio-histórico para o trabalho de cozinheiras negras no Brasil. Fósforo. 400 p.

Authors

  • Rafaela Etechebere Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5380/cra.v26i(1).99414

Abstract

"Um pé na cozinha" é uma expressão que atua na substituição da menção à ancestralidade negra e contribui para a invisibilização da violência sexual potencialmente presente em relações inter-raciais. Uma suposta mestiçagem trazida na imagem criada pela expressão, acaba por mobilizar um estereótipo racista naturalizado no Brasil, o estupro de mulheres negras escravizadas, que operou como uma equivalência que fundiu espaço, corpo e trabalho, num gesto de apagamento e subalternização. A cozinheira preta é essa figura presente-ausente na culinária nacional sobre a qual Taís de Sant’Anna Machado se atenta no livro Um pé na cozinha: um olhar sócio-histórico para o trabalho de cozinheiras negras no Brasil. Resultado de sua tese de doutorado em sociologia, defendida na Universidade de Brasília (UnB), a obra é conduzida por uma pesquisadora comprometida com os estudos críticos da alimentação no Brasil, em que temas como raça, gênero, classe e trabalho fundamentam a análise.

References

Machado, Taís S. (2022). Um pé na cozinha: um olhar sócio-histórico para o trabalho de cozinheiras negras no Brasil. São Paulo: Fósforo.

Published

2025-08-21

How to Cite

Etechebere, R. (2025). Machado, T. S. (2022). Um pé na cozinha: um olhar sócio-histórico para o trabalho de cozinheiras negras no Brasil. Fósforo. 400 p. Campos - Revista De Antropologia, 26(1). https://doi.org/10.5380/cra.v26i(1).99414

Issue

Section

Resenhas