Baco Exu do Blues e as representações de homens negros sobre si

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/cra.v24i2.87750

Palavras-chave:

Masculinidades negras, Baco Exu do Blues, Representações, Colonialidade

Resumo

Esse artigo trata de analisar as representações sobre as masculinidades negras no tempo presente a partir das rimas e falas de Baco Exu do Blues, nome artístico de Diogo Álvaro Ferreira Moncorvo. A nossa proposta é abordar as disputas e dinâmicas de (des)construção das imagens produzidas historicamente sobre os homens negros sem desconsiderar as ambiguidades e as teias de poder que podem levar sujeitos inscritos em masculinidades subalternas a reproduzirem repertórios da masculinidade hegemônica em sua afirmação de poder. O aporte oferecido pelas Ciências Sociais - especialmente os Estudos Culturais e os escritos de Stuart Hall - articulado à sensibilidade teórico política do feminismo negro e do feminismo decolonial foram de grande valia para a construção dessa análise, na qual interligamos os temas: masculinidades, mídias digitais e colonialidade. 


Biografia do Autor

Matheus Eduardo Borsa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em História

Mestre e Doutorando em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e licenciado em História pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Claudete Gomes Soares, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Departamento de Ciências Sociais

Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas, professora do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul e coordenadora do NEABI- UFFS-CH.

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Publicado

2024-10-03

Como Citar

Borsa, M. E., & Soares, C. G. (2024). Baco Exu do Blues e as representações de homens negros sobre si. Campos - Revista De Antropologia, 25(1). https://doi.org/10.5380/cra.v24i2.87750

Edição

Seção

Dossiê