“Matemática atraía mais os homens": olhares docentes sobre gênero e masculinidades

Autores

  • José Felipe Alves de Sousa Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri/IFE/UFCA/Graduando em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática
  • Elaine de Jesus Souza Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri (IFE/UFCA)/Professora Adjunta http://orcid.org/0000-0003-3931-0025
  • Antonio Jeferson Barreto Xavier Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS na Linha de Pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero. https://orcid.org/0000-0001-9177-4914

DOI:

https://doi.org/10.5380/cra.v24i2.87164

Palavras-chave:

gênero, masculinidades, docência, Matemática.

Resumo

Essa pesquisa qualitativa teve como principal objetivo problematizar discursos sobre gênero e masculinidades a partir dos enunciados de 12 professores de Matemática da rede pública de ensino municipal e estadual de uma cidade do Cariri Cearense, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, via plataforma digital em decorrência do contexto pandêmico da COVID-19, e como procedimento analítico adotamos a análise cultural. Desse modo, a partir da problematização de discursos machistas, sexistas, misóginos e homofóbicos alicerçados no sistema patriarcal e padrão cisheteronormativo, evidenciamos a carência de (in)formações dos docentes acerca das temáticas gênero e masculinidades. Assim, concluímos que as masculinidades com suas múltiplas identidades e diferenças precisam ser reconhecidas e para tanto são necessárias mudanças formativas nos cursos de licenciatura, sobretudo em Matemática, visando incorporar nos currículos escolares e acadêmicos, temáticas socioculturais, como gênero e sexualidade, para possibilitar a desconstrução de preconceitos, binarismos e representações estereotipadas sobre o que significa “ser homem/tornar-se homem”.

Biografia do Autor

José Felipe Alves de Sousa, Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri/IFE/UFCA/Graduando em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática

Graduando em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri/IFE/UFCA

Elaine de Jesus Souza, Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri (IFE/UFCA)/Professora Adjunta

 Professora Adjunta do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri/IFE/UFCA. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, Licenciada em Biologia e Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe/UFS. Membro do Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidade e Estudos Culturais- GESEC/UFS/CNPq. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Área de Educação em Ciências (AEC/UFCA/CNPq); Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática/PPGECIMA/UFS. Email: elaine.js.sd@hotmail.com  

Antonio Jeferson Barreto Xavier, Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS na Linha de Pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero.

Mestre e doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS na Linha de Pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero. Membro do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero - GEERGE/UFRGS atuando na Linha de Pesquisa Masculinidades, gênero e sexualidade. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades, Relações Étnicas e Gêneros- CNPq/UESB. Professor do Curso de Pós-graduação em Nível de Especialização em Educação no/do Campo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Desenvolve pesquisas e extensão nos seguintes temas: Gênero, Sexualidades, Masculinidades, Roça, Educação no/do Campo e Direitos Humanos.

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Publicado

2024-10-03

Como Citar

Sousa, J. F. A. de, Souza, E. de J., & Xavier, A. J. B. (2024). “Matemática atraía mais os homens": olhares docentes sobre gênero e masculinidades. Campos - Revista De Antropologia, 25(1). https://doi.org/10.5380/cra.v24i2.87164

Edição

Seção

Dossiê