O fim do mundo segundo Ernesto De Martino
DOI:
https://doi.org/10.5380/cra.v24i1.86721Palavras-chave:
Antropologia das religiões, Ernesto De Martino, Fim do mundoResumo
La fine del Mondo é o título que Ernesto de Martino queria dar a uma obra na qual trabalhou intensamente durante vários anos, a partir do final da década de 1950 e que a morte prematura, em 1965, não permitiu terminar. O densíssimo material composto por anotações, análises críticas de uma enorme literatura, trechos já completos da obra em projeto, foi publicado uma primeira vez em 1977 e numa segunda edição francesa, totalmente reorganizada, em 2016. O tema do Fim do Mundo é analisado pelo autor em seu duplo aspecto: como tema cultural historicamente determinado (na escatologia protocristã, nos movimentos proféticos e milenaristas dos povos oprimidos) e como risco antropológico permanente, dramaticamente ilustrado pela literatura psicopatológica. A partir da perspectiva comparativa, de Martino reflete sobre os significados dos apocalipses em vários momentos e lugares, trazendo a análise antropológica para o coração da própria cultura ocidental.
Referências
Balandier, G. (1953). Messianisme et nationalisme en Afrique noire. Cahiers internationaux de sociologie, vol. XIV, 41-65.
Bastide, R. (1958). Le messianisme raté. Archives de Sociologie des Religions, 5-1, 31-37. https://doi.org/10.3406/assr.1958.1961
Bastide, R. (1960). Les religions africaines au Brésil. Paris: P.U.F.
Bastide, R. (1971). As religiões africanas no Brasil. São Paulo: Pioneira.
Burridge, K. (1969). New Heaven, New Earth. A Study of Millenarian Activities. Oxford Basil Blackwell.
Cohn, N. (1957). The Pursuit of the Millennium: Revolutionary messianism in medieval and Reformation Europe and its bearing on modern totalitarian movements. Fairlawn: Essential Books.
Cohn, N. (1981). Na senda do milênio: milenaristas revolucionários e anarquistas místicos da Idade Média. São Paulo: Presença.
Cases, C. (2020 [1965]). Un colloquio con Ernesto De Martino. Nostos, 5, 175-184.
De Martino, E. (1941). Naturalismo e storicismo nell’etnologia. Bari: Laterza.
De Martino, E. (1948). Il Mondo Magico. Prolegomeni a una storia del magismo. Torino: Einaudi.
De Martino, E. (1995 [1957]). Storicismo e irrazionalismo nella storia delle religioni. In M. Massenzio. (org.) Storia e Metastoria. I fordamenti di una teoria del sacro. Lecce: Argo.
De Martino, E. (1961). La terra del rimorso: contributo a una storia religiosa del Sud. Milano: Il Saggiatore.
De Martino, E. (1962). Furore simbolo valore. Milano: Il Saggiatore.
De Martino, E. (1964). Apocalissi culurali e apocalissi psicopatologiche. Nuovi Argomenti, 69-71, 105-141.
De Martino, E. (1977). La fine del mondo: contributo all’analisi delle apocalissi culturali. Torino: Einaudi. (C. Gallini, org).
De Martino, E. (2019). La fine del mondo: contributo all’analisi delle apocalissi culturali. Torino: Einaudi. (G. Charuty, D. Fabre & M. Massenzio org.).
De Martino, E. (2023a). The End of the World. Cultural Apocalypse and Transcendence. Translated by Dorothy Louise Zinn. Chicago: University of Chicago Press.
De Martino, E. (2023b). Apocalipses culturais e apocalipses psicopatológicas. Campos – Revista de Antropologia, 24(1). http://dx.doi.org/10.5380/cra.v24i1.86785
Desroche, H. (1969) Dieux d’hommes: dictionnaire des messianismes et millénarismes de l’ère chrétienne. Paris: Mouton. https://doi.org/10.1515/9783111553559
Desroche, H. (2000). Dicionário de messianismos e milenarismos. São Bernardo do Campo: Umesp.
Desroche, H. (1973) Sociologie de l’espérance. Collection Archives des Sciences sociales. Paris : Calmann-Lévy.
Desroche, H. (1985). Sociologia da Esperança. São Paulo: Paulinas.
Duby, G. (1967). L’An Mil. Paris: Ed. Julliard. Collection Archives n° 30.
Duby, G. (1967). O Ano Mil. Lisboa: Ed. 70.
Fanelli, A. (2020). La fine del mondo e il destino dell’uomo: il progetto demartiniano per costruire una “etnologia riformata. Nostos, 5, 143-174.
Ginzburg, C. (2016). Genèses de La Fin du monde de De Martino. Gradhiva, 23, 194-213. https://doi.org/10.4000/gradhiva.3187
Guariglia, G. (1959). Prophetismus und Heilserwartungs-Bewegungen als völkerkundliches und religionsgeschichtliches Problem, Honr, Wien: Verlag Ferdinand Berger.
Kopenawa, D., & Albert, B. (2015). A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras.
Krenak, A. (2019). Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras.
Lanternari, V. (1960). Movimenti religiosi di liberta e salvezza dei popoli oppressi. Milano: Feltrinelli.
Lanternari, V. (1974). As religiões dos oprimidos. São Paulo: Perspectiva.
Latour, B. (2015). Face à Gaïa: huit conférences sur le nouveau regime climatique. Paris: La Découverte.
Latour, B. (2020). Diante de Gaia: oito conferências sobre a natureza no Antropoceno. São Paulo: Ubu Editora; Rio de Janeiro: Ateliê de Humanidades Editorial.
Leenhardt, M. (1966). Prophetisme Africain. Le Monde Non Chrétien, 79/80, 53-62.
Lommel, A. (1950). Modern Culture Influences on the Aborigines. Oceania, 21, 14-24. https://doi.org/10.1002/j.1834-4461.1950.tb00170.x
Massenzio, M. (2017). Fine del mondo, fine di mondi. Nostos, 2, 337-354.
Mühlmann W.E. (1961). Chiliasmus und Nativismus, Berlin: D. Reimer.
Pereira de Queiroz, M. I. (1965). O Messianismo no Brasil e no Mundo. São Paulo: Dominus/Edusp,
Saunders, G. (1993). “Critical ethnocentrism” and the ethnology of Ernesto De Martino, American Anthropologist, 95(4), 875-893. https://doi.org/10.1525/aa.1993.95.4.02a00060
Severino, V. S. (2003). Ernesto De Martino nel Pci degli anni cinquanta tra religione e politica culturale. Studi Storici, 2, 527-548.
Spengler, O. (1918). Der Untergang des Abendlandes: Umrisse einer Morphologie der Weltgeschichte. München: C. H. Beck.
Spengler, O. (1964). A Decadência do Ocidente: esboço de uma morfologia da História Universal. Rio de Janeiro: Zahar Editores.
Stengers, I. (2009). Au temps des catastrophes: resister à la barbarie qui vient. Paris: La Découverte.
Stengers, I. (2015). No tempo das catástrofes – resistir à barbárie que se aproxima. São Paulo: Cosac Naify.
Thrupp S. (ed.). (1962). Millennial Dreams in Action. Comparative Studies in Society & History. The Hague: Mouton; New York: Humanities Press.
Worsley, P. (1957). The trumpet shall sound: a study of ‘Cargo’ cults in Melanesia. London: MacGibbon & Kee.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1 Autores mantém os direitos autorais com o trabalho publicado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
2 Autores têm autorização para distribuição, da versão do trabalho publicada nesta revista, em repositório institucional, temático, bases de dados e similares com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
3 Os trabalhos publicados nesta revista serão indexados em bases de dados, repositórios, portais, diretórios e outras fontes em que a revista está e vier a estar indexada.
