Rosto, retrato e ambiguidade do sagrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/cra.v23i2.84044

Palavras-chave:

Antropologia visual, sagrado, retrato, ritual, Carnaval

Resumo

Qual efeito o rosto e o retrato produzem na experiência sagrada? Para responder a essa questão, apresentamos um conjunto de imagens de pessoas, artefatos e situações heterogêneas entre si para traçar uma cartografia das relações entre rosto, sua captura fotográfica e as formas sensíveis de expressão do sagrado, em suas manifestações religiosas e festivas. Através do registro de certos personagens em espaços e tempos rituais, seja dentro ou fora do país, e em diálogo com reflexões do campo da antropologia e também das artes, mapeamos aquilo que unificaria as diferentes modalidades de relação estabelecidas com a face humana e sua potência comunicativa.

Biografia do Autor

Edilson Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Escola de Comunicação, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN/UFRJ) e Professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Paola Lins de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF), Departamento de Artes e Estudos Culturais, Rio das Ostras/RJ, Brasil

Doutora em Antropologia Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Professora do Departamento de Artes e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

2022-12-21

Como Citar

Pereira, E., & Lins de Oliveira, P. (2022). Rosto, retrato e ambiguidade do sagrado. Campos - Revista De Antropologia, 23(2), 187–202. https://doi.org/10.5380/cra.v23i2.84044

Edição

Seção

Ensaios etnofotográficos