“Pedagogia do evento”: o dia da consciência negra no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/cra.v22i1.74239

Palavras-chave:

relações étnico-raciais, educação antirracista, dia da consciência negra

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre as ações pedagógicas realizadas no contexto da educação básica em torno do Dia da Consciência Negra, cuja comemoração foi inserida no calendário escolar por meio da lei 10639/2003. A partir do trabalho de campo realizado em duas escolas paulistas, empenhou-se em compreender como se dá a consecução dos projetos concernentes a temática das relações étnico-raciais. Conclui-se, por um lado, que ainda ocorre nas unidades escolares, dezesseis anos após a promulgação da referida lei, o que Rachel R. B. Bakke (2011) denominou como pedagogia do evento, isto é, uma ação pedagógica pontual sobre uma temática específica, sem integração com o currículo escolar. Por outro, a aproximação entre universidade e escola possibilita o desenvolvimento de ações pedagógicas mais eficazes na constituição de uma educação antirracista. 

Biografia do Autor

Rosenilton Silva de Oliveira, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo

Doutor em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (USP) e pela École de Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS). É Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). 

Leticia Abilio Nascimento, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo

Licenciada em Pedagogia na Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Oliveira, R. S. de, & Nascimento, L. A. (2021). “Pedagogia do evento”: o dia da consciência negra no contexto escolar. Campos - Revista De Antropologia, 22(1), 135–158. https://doi.org/10.5380/cra.v22i1.74239

Edição

Seção

Dossiê