Cartografias sensíveis no e pelo Rio Sabará
DOI:
https://doi.org/10.5380/cra.v21i1.74227Palavras-chave:
Narrativas fotográficas, Educação, LavadeirasResumo
Este ensaio etnofotográfico apresenta uma proposta pedagógica utilizada como intervenção no projeto de pesquisa e extensão universitária, ganhador do prêmio do Edital PAEX Nº01/2017, “Mãe Domingas: educação pelas águas do Rio Sabará”[1] desenvolvido na cidade de Sabará/MG, em parceria com as instituições: FaE/UEMG[2] (Grupo de Pesquisas Polis e Mnemosine), Museu do Ouro/Ibram/MinC[3], Universidade de Laval[4] e ECI/UFMG[5]. No projeto foram realizados relatos fotográficos e reflexões sobre as memórias coletivas e individuais de ex-lavadeiras, a partir de duas oficinas de fotografias que [re] estabeleceram as relações de afeto e vínculo com trajetos, histórias e vivências diante das mudanças e permanências do Rio Sabará. As oficinas produzidas urdiram narrativas por meio do registro fotográfico de locais de memória criando mapas afetivos para a mediação de uma educação das sensibilidades e de patrimônios.
Referências
BARROS, José Márcio P. de M. 1996. 2 ou 3 questões sobre o olhar. Belo Horizonte. 2 f. Mimeografado.
BITTENCOURT, Luciana A. 1998. “Algumas considerações sobre o uso da imagem fotográfica na pesquisa antropológica”. In: Desafios da Imagem: Fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais, org. B. Feldman-Bianco e M. L. M. Leite. Campinas, SP: Papirus.
CHARTIER, Roger. 1991. “O mundo como representação”. Estudos Avançados 11(5).
FONTCUBERTA, Joan. 2010. O beijo de Judas: Fotografia e verdade. Barcelona: GG.
GEERTZ, Clifford. 1989. "O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem". In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC.
INGOLD, Tim. 2010. "Da transmissão de representações à educação da atenção". Educação 33(1): 6-25.
KOSSOY, Boris. 2014. Fotografia e história. 5. ed. São Paulo: Ateliê Editorial.
LE GOFF, Jacques. 1990. História e memória. Tradução Bernardo Leitão, et all. Campinas: UNICAMP.
NORA, P. 1993. Entre memória e história. A problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo: PUC. n. 10. pp. 7-28.
PESAVENTO, Sandra J. 2005. Sensibilidades no tempo, tempo das sensibilidades. Nuevo Mundo Mundo Nuevos [En ligne], Colloques, mis em ligne le 04 février. Disponível em: <https://journals.openedition.org/nuevomundo/>. Acesso em: 27 de nov de 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1 Autores mantém os direitos autorais com o trabalho publicado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
2 Autores têm autorização para distribuição, da versão do trabalho publicada nesta revista, em repositório institucional, temático, bases de dados e similares com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
3 Os trabalhos publicados nesta revista serão indexados em bases de dados, repositórios, portais, diretórios e outras fontes em que a revista está e vier a estar indexada.
