Ações e reações da escola diante de masculinidades hegemônicas e não hegemônicas: um olhar antropológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/cra.v22i1.74199

Palavras-chave:

Masculinidades, Corporalidades, Educação e Diversidade, Sexualidade

Resumo

Durante a década de 1990, com o avanço das políticas públicas de inclusão, a escola pública brasileira foi incitada a contemplar em seus conteúdos o debate sobre sexualidade. Contudo, as diferenças de gênero e sexualidade permanecem sendo suprimidas pela escola, seja de forma sublime ou bem explícita. A partir dessa realidade e com base em uma observação participante, o artigo pretende analisar como a escola, em seus discursos normatizadores, contribui com os processos de construção e afirmação das masculinidades hegemônicas, na corporalidade dos estudantes e, consequentemente, em suas identidades. Pretendemos demonstrar como as concepções cristalizadas de uma masculinidade hegemônica produzida na e pela escola destoam da realidade discente, marcada por uma diversidade sexual e de gênero. No trabalho de campo constatamos dois tipos de masculinidades vistos enquanto ameaça, o estudante extremamente viril e violento e o estudante visto como demasiadamente feminino. Podemos concluir que a pauta do gênero na educação mobiliza as relações de desigualdade e aciona dispositivos de regulação, visando a enquadrar os estudantes em um padrão hegemônico de masculinidade, considerado salutar pela escola.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato Ferreira Do Nascimento, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professor do Departamento de Ciências Sociais na Universidade Federal do Piauí. Professor no Programa de Pós Graduação em Antropologia na mesma instituição.

Marcos Paulo Magalhães De Figueiredo, Universidade Federal Do Piauí

Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Do Piauí. Mestrando em Antropologia pela mesma universidade. Tem interesse pelas temáticas de gênero e sexualidade; família e política; Educação.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Do Nascimento, R. N. F., & De Figueiredo, M. P. M. (2021). Ações e reações da escola diante de masculinidades hegemônicas e não hegemônicas: um olhar antropológico. Campos - Revista De Antropologia, 22(1), 49–68. https://doi.org/10.5380/cra.v22i1.74199

Edição

Seção

Dossiê