Open Journal Systems

Turner, Benjamin e Antropologia da Performance: O lugar olhado (e ouvido) das coisas

John C. Dawsey

Resumo


Um exercício aqui se propõe: repensar o lugar olhado das coisas na antropologia da performance. Isso, a partir de uma audição dos ruídos. O texto se desenvolve tal como um rito de passagem, em três momentos. Iniciamos com um rito de separação, saindo de um lugar (supostamente) familiar: os estudos de Victor Turner sobre ritos e dramas sociais. O movimento nos leva em direção a um lugar menos conhecido, onde nos deparamos, tal como num rito de transição, com os textos de Turner sobre a antropologia da performance e da experiência. Num terceiro momento, ao invés de fazermos um regresso, tal como num rito de reagregação, vamos às margens das margens. No límen da escritura de Turner, com as atenções voltadas aos ruídos, nos vemos em companhia (estranhamente familiar) de Walter Benjamin. Uma premissa se apresenta: os lugares onde um texto se desmancha podem ser os mais fecundos.


Palavras-chave


ntropologia da performance; antropologia da experiência; teatro; ritual; ruído

Texto completo:

PDF

Referências


BARTHES, Roland. 1990. “Diderot, Brecht, Eisenstein”. In R. Barthes O Óbvio e o Obtuso: Ensaios Críticos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

BENJAMIN, Walter. 1985a. “A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica”. In W. Benjamin. Obras Escolhidas I: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense.

BENJAMIN, Walter. 1985b. “Sobre o Conceito de História”. In W. Benjamin. Obras Escolhidas I: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense.

BENJAMIN, Walter. 1995. “Sobre Alguns Temas em Baudelaire”. In W. Benjamin. Obras Escolhidas III: Charles Baudelaire. Um Lírico no Auge do Capitalismo. São Paulo: Brasiliense.

DAWSEY, John Cowart. 1999. De Que Riem os “Bóias-Frias”? Walter Benjamin e o Teatro Épico de Brecht em Carrocerias de Caminhões. Tese de livre-docência. São Paulo: PPGAS/FFLCH, Universidade de São Paulo.

DAWSEY, John Cowart.2005a. “Victor Turner e Antropologia da Experiência”. Cadernos de Campo 13:110-121. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v13i13p163-176

DAWSEY, John Cowart. 2005b. “O Teatro dos ‘Bóias-Frias’: repensando a antropologia da performance”. Revista Horizontes Antropológicos 11(24): 15-34. https://doi.org/10.1590/s0104-7183200500020000

DAWSEY, John Cowart. 2006. “O Teatro em Aparecida: a santa e a lobisomem”. Mana – Estudos de Antropologia Social 12(1): 135-150. https://doi.org/10.1590/s0104-93132006000100005

GAGNEBIN, Jeanne Marie. 1985. “Prefácio: Walter Benjamin ou a História Aberta”. In W. Benjamin. Obras Escolhidas I: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. 1994. História e Narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva.

GEERTZ, Clifford. 1978. “Uma Descrição Densa: Por uma teoria interpretativa da cultura”. In C. Geertz. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar.

TAUSSIG, Michael. 1980. The Devil and Commodity Fetishism in South America. Chapel Hill: University of North Carolina Press.

TAUSSIG, Michael. 1986. Shamanism, Colonialism, and the Wild Man: a study in terror and healing. Chicago/London: The University of Chicago Press.

TAUSSIG, Michael. 1993. Mimesis and Alterity. New York/London: Routledge.

TURNER, Victor. 1982. “Introduction”. In V. Turner. From Ritual to Theatre: the human seriousness of play. New York: PAJ Publications.

TURNER, Victor. 1986. “Dewey, Dilthey, and Drama: an essay in the anthropology of experience”. In V. Turner e E. M. Bruner (orgs.). The Anthropology of Experience. Urbana e Chicago: University of Illinois Press.

TURNER, Victor. 1987a. “The Anthropology of Performance”. In V. Turner. The Anthropology of Performance. New York: PAJ Publications.

TURNER, Victor. 1987b. “Images and Reflections: Ritual, Drama, Carnival, Film and Spectacle in Cultural Performance”. In V. Turner. The Anthropology of Performance. New York: PAJ Publications.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/cam.v7i2.7322

Apontamentos

  • Não há apontamentos.