Quando o campo é o estágio: etnografia e formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/cra.v22i2.72968

Palavras-chave:

Antropologia da educação, estágio supervisionado, etnografia escolar, formação docente, licenciatura.

Resumo

O que a prática etnográfica teria a oferecer para a formação docente? Por meio de um exercício etnográfico realizado em uma instituição pública de ensino no Paraná, procuramos debater ao longo deste artigo aspectos significativos da dimensão formacional da etnografia. O trabalho de campo baseia-se em uma experiência de estágio docente, realizado ao longo do ano de 2018, com duas turmas de Ensino Médio de uma escola pública da região metropolitana de Maringá. A intenção é argumentar que a prática etnográfica, enquanto um exercício pedagógico a ser realizado durante o estágio supervisionado, comporta o potencial de educar a percepção dos futuros(as) professores e professoras a respeito da realidade escolar. Ao final, o texto propõe uma composição entre o campo e a literatura especializada, para dialogar com desafios éticos, políticos e formativos relacionados ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas sensíveis às diferenças e desigualdades, que constituem as relações sociais em sala de aula.

Biografia do Autor

Fagner Carniel, Universidade Estadual de Maringá.

doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realiza pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua junto ao Comitê de Deficiência e Acessibilidade da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

Daniara Thomaz, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestranda em Antropologia e Arqueologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista CAPES.

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

Carniel, F., & Thomaz, D. (2021). Quando o campo é o estágio: etnografia e formação docente. Campos - Revista De Antropologia, 22(2), 115–131. https://doi.org/10.5380/cra.v22i2.72968

Edição

Seção

Dossiê