Dos corpos, a terra: notas sobre a criatividade no trabalho de Rosa Tisoy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/cra.v19i1.61361

Palavras-chave:

Rosa Tisoy, conhecimento, criatividade, chagra, chumbe

Resumo

Este artigo propõe olhar para obras como Sara Indi (Milho de Sol) e Kanimi Alli Uñangapa (Sou Boa Semente), da artista inga Rosa Tisoy, buscando situá-las enquanto lugares onde o conhecimento se realiza como efeito da co-presença de seres que ali se encontram e lugares da criatividade, onde a vida se perpetua entre diferentes seres. Conhecer, como criar, é partilhar samai (“alento”) e depende de um bonito pensar – suma yuyay –, aspecto importante do bem viver – suma kaugsay. Situado como lugar do conhecimento (um “lugar de vida e pensamento”), o trabalho de Rosa transita por fluxos criativos que percorrem as chagras (roças) e o chumbe (faixa tecida, com desenhos).

Biografia do Autor

Tatiana Lotierzo, Universidade de Brasília

Departamento de Antropologia

Referências

ALLEN, Catherine J. 1998. “When Utensils Revolt: Mind, Matter and Modes of Being in the Pre-Columbian Andes”, RES, 33: 19-27. https://doi.org/10.1086/RESv33n1ms20166999

ALLEN, Catherine J. 2002. The Hold Life Has: Coca and Cultural Identity in an Andean Community. Washington, DC: Smithsonian Institution Press. (sem doi)

ALLEN, Catherine J. 2015. “The Whole World Is Watching: New Perspectives on Andean Animism”, in L. BRAY, Tamara (ed.). ą e Archaeology of Wak’as: Explorations of the Sacred in the Pre-Columbian Andes. Colorado: University Press of Colorado. pp. 23-46. https://doi.org/10.5876/9781607323181.c002

ALMEIDA, Maria Inês de. 2014. “Mira! Artes Visuais Contemporâneas dos Povos Indígenas”, Mundo Amazônico, 5: 185-188. https://doi.org/10.15446/ma.v5.45760

ALMEIDA, Maria Inês de; MATTOS, Beatriz (orgs.) 2013. Mira! Artes Visuais Contemporâneas dos Povos Indígenas. Catálogo de exposição. Belo Horizonte: Centro Cultural UFMG.

BAENA, Javier Espinel. 2004. “Dimensión Estética en el Diseño de los Chumbes Paeces y Guambianos. Qué es Diseño Hoy?”. Primer Encuentro Nacional de Investigación en Diseño, Universidad ICESI.

BARTHES, Roland. 1980. La Chambre Claire. Paris: Éditions de l'Étoile.

BELAUNDE, Luisa Elvira. 2006. “The Strength of Thoughts, the Stench of Blood: Amazonian Hematology and Gender”. Tipití: Journal of the Society for the Anthropology of Lowland South America, Vol. 4, Iss. 1, Article 7.

BELAUNDE, Luisa Elvira. 2016. “Donos e Pinturas: Plantas e Figuração na Amazônia Peruana”. Mana, 22(3): 611- 640. https://doi.org/10.1590/1678-49442016v22n3p611

BENDAYÁN, Christian e VILLAR, Alfredo. 2013. Pintura Amazónica: El Milagro Verde. Lima: Forma e Imagen

BRISTOL, Melvin. 1965. Sibundoy Ethnobotany. Tese (Doutorado em Biologia), Harvard University, Cambridge, 1965.

BURBANO MUÑOZ, Javier. 1999. “Etnobotanica en el Valle de Sibundoy: el Yagé y el Jajañ Forjadores del Saber y Tradición Indígenas”, (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrônoma), Palmira, Universidad Nacional de Colombia.

CALAMBÁS, Marisol. 2014. “No solo crear la memoria de nosotros como pueblos indígenas, sino enseñar a ver esa memoria”. Mundo Amazónico, 5: 189-195. https://doi.org/10.15446/ma.v5.45789

CAYÓN, Luis. 2013. Pienso, Luego Creo: la Teoría Makuna del Mundo. Bogotá: Instituto Colombiano de Antropología e Historia.

CHÁVEZ, Alvaro (org.) 1989. “Curanderismo (1ª parte)”, in Memorias del V Congreso Nacional de Antropología, ICFES, Bogotá.

COELHO DE SOUZA, Marcela. 2002. O Traço e o Círculo: o Conceito de Parentesco entre os Jê e seus Antropólogos. Tese (doutorado em Antropologia), Universidade Federal do Rio de Janeiro.

COELHO DE SOUZA, Marcela. 2004. Parentes de Sangue: Incesto, Substância e Relação no Pensamento Timbira. Mana 10 (1), pp. 25-60. https://doi.org/10.1590/S0104-93132004000100002

GARCÍA-BARRIGA, Hernando (1974). Flora Medicinal de Colombia, Bogotá, Instituto de Ciencias Naturales, Universidad Nacional.

CORPOAMAZONIA (ed.). 2010. Plan de Ordenación y Manejo de la Cuenca Alta del Río Putumayo. Mocoa: Corpoamazonía, WWF y Asociación Ampora.

CORTÉS GARZÓN, Liliana. 2015. Amazónicos: un Estudio de Pintores Amazónicos Actuales. Tese (Doutorado em Arte e Musicologia), Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha.

DESCOLA, Philippe. 1986. La Nature Domestique. Symbolisme et Praxis dans L’Écologie des Achuar. Paris: Maison des Sciences de l’Homme.

DESCOLA, Philippe. 1997. The Spears of Twilight: Life and Death in the Amazon Jungle. London: Flamingo.

EWART, Elizabeth. 2000. Living with Each Other: Selves and Alters Amongst the Panará of Central Brazil. Tese (doutorado em antropologia). London: London School of Economics, 2000

EWART, Elizabet. 2003. “Lines and Circles: Images of Time in a Panará Village”, Journal of the Royal Anthropological Institute, 9(2): 261-279. https://doi.org/10.1111/1467-9655.00149

EWART, Elizabet. 2005. “Fazendo Pessoas e Fazendo Roças entre os Paraná do Brasil Central”, Revista de Antropologia, 48:1, 9-35. https://doi.org/10.1590/S0034-77012005000100001

GARCÍA-BARRIGA, Hernando. 1974. Flora Medicinal de Colombia , Bogotá, Instituto de Ciencias Naturales, Universidad Nacional.

GIRALDO-TAFUR, Clara. 2000. “Medicina Tradicional de la Mujer Inga”, Revista de la Academia Colombiana de Ciencias, 24(90), 5-23.

GOW, Peter. 1989. “The Perverse Child: Desire in a Native Amazonian Economy”. Man, v. 24, n. 4, p. 567-82. https://doi.org/10.2307/2804288

GOW, Peter. 1991. Of Mixed Blood: Kinship and History In Peruvian Amazonia. Oxford: Clarendon.

GOW, Peter. 1993. “Gringos and Wild Indians Images of History in Western Amazonian Cultures”. L’Homme, 126-128:327-347.https://doi.org/10.3406/hom.1993.369643

GOW, Peter. 1997. O Parentesco como Consciência Humana: o Caso dos Piro. Mana 3(2), 39-65. https://doi.org/10.1590/S0104-93131997000200002

GOW, Peter. 1999. Piro Designs: Painting as Meaningful Action in an Amazonian Lived World. The Journal of the Royal Anthropological Institute, 5(2): 229-246. https://doi.org/10.2307/2660695

GOW, Peter. 2001. An Amazonian Mith and its History. Oxford, Oxford University Press, 2001.

HECHT, Susanna B. e POSEY, Darrell. 1989. “Preliminary Results on Soil Management Techniques of the Kayapó Indians”. Advances in Economic Botany, 7: 174-188.

HEELAS, R. H. 1979. Social Organization of the Panará, a Gê Tribe of Central Brazil. Tese (doutorado em antropologia), Oxford: University of Oxford.

JACANAMIJOY CHASOY, Edgar; BASTIDAS JACANAMIJOY, Lizbeth (2007). “Estudio sobre el Simbolismo en las Manifestaciones Artísticas Visuales de la Comunidad Indígena Inga de Santiago, Putumayo”, Revista Educación y Pedagogía, vol. XIX, n. 49, set.-dez., pp. 173-183.

JACANAMIJOY TISOY, Benjamín. 1998. El Chumbe Inga: una Forma Artística de Percepción del Mundo. Informe final – Beca de Creación VIII Convocatoria ColCultura. Bogotá [s.ed.].

JACANAMIJOY TISOY, Benjamín. 2001. “Kaugsay Suyu Yuyay: Lugar, Vivir, Pensar. Conceptos de la Tradición Inga sobre el Territorio”. In: Espacio y Territorios: Razón, Pasión e Imaginarios, Bogotá, Universidad Nacional de Colombia.

JACANAMIJOY TISOY, Benjamín. 2014. “El Arte de Contar y Pintar la Propia Historia”. Mundo Amazónico, 5(1): 211-219. https://doi.org/10.15446/ma.v5.45798

JACANAMIJOY TISOY, Benjamín. 2017. El Chumbe Inga, una Forma Artística de Percepción del Mundo. Edição Especial e ampliada, feita com recursos próprios.

JAMIOY JUAJIBIOY, Hugo. 2010. “Shinÿe Gunney, Brote de meu Sangue”, in Danzantes del Viento, Bogotá, Ministerio de Cultura.

KOWII, Manai. 2016. El Concepto Sumakruray: una Categoría que Permite DeĖ nir y Analizar las Funciones que Tiene el Arte para el Pueblo ichwa-Otavalo.Dissertação (Mestrado em Estudos da Cultura), Quito: Universidad Andina Simón Bolívar

LEACH, James. 2004. “Modes of Creativity”, in Hirsch, E. and Strathern, M. (eds.), Transactions and Creations. Property Debates and the Stimulus of Melanesia. New York and Oxford: Berghahn Books.

LIMA, Tânia. 1996. “O Dois e seu Múltiplo: Reflexões sobre o Perspectivismo em uma Cosmologia Tupi”, Mana, 2(2): 21-47. https://doi.org/10.1590/S0104-93131996000200002

MATTOS, Beatriz e BELAUNDE, Luisa Elvira. 2014. “Arte y Transformación: Experiencias e Imágenes de los Artistas de la Exposición ¡Mira!”. Mundo Amazónico, 5: 297-308. https://doi.org/10.15446/ma.v5.45815

MCCALLUM, Cecilia. 1989. Gender, Personhood and Social Organization Among the Cashinahua of Western Amazonia. Tese (doutorado em Antropologia), Londres, London School of Economics.

MOJOMBOY CUATINDOY, Ángel. 2015. Simbología del Arte Inga – Chumbi (Fajas de 67 Passos) [online]. Disponível em: <http://makiwaruraskakuna.blogspot.com>, última consulta: 20/08/2018.

MOYA, Ruth. 2013. “O Mundo Amazônico e o Mundo Andino em Dois Pintores Equatorianos na Exposição MIRA!”. In: ALMEIDA, Maria Inês de e MATTOS, Beatriz (orgs.). Mira! Artes Visuais Contemporâneas dos Povos Indígenas. Catálogo de exposição. Belo Horizonte: Centro Cultural UFMG. pp. 51-62.

OLIVEIRA, Joana Cabral de. 2012. Entre plantas e palavras. Modos de constituição de saberes entre os Wajãpi (AP). Tese (doutorado em Antropologia), São Paulo, Universidade de São Paulo.

PINZÓN, Carlos e SUÁREZ, Rosa. 1979. “Locos y Embrujados”. Actas del Primer Congreso Mundial de Medicina Tradicional, Lima: Universidad de San Marcos.

POSEY, Darrell e PLENDERLEITH, K. 2002. Kayapó Ethnoecology and Culture. London: Routledge.

REEVE, M. E. 1988. “Cauchu Uras: Lowland Quichua Histories of the Amazon Rubber Boom”. In: J. Hill (Ed.), Rethinking History and Myth: Indigenous South American Perspectives on the Past. Urbana, IL: University of Illinois Press. pp. 19-34.

RIVAL, Laura. 1993. “The Growth of Family Trees: Understanding Huaorani Perceptions of the Forest”, Man 28(4): 635-652. https://doi.org/10.2307/2803990

RIVAL, Laura. 2001. “Seed and Clone: the Symbolic and Social Significance of Bitter Manioc Cultivation. In Beyond the Visible and the Material: the Amerindianization of Society in the Work of Peter Rivière. Oxford: Oxford University Press, 2001, pp. 57-80.

RIVAL, Laura. (ed.) 1998. The Social Life of Trees: Anthropological Perspectives on Tree Symbolism. Oxford: Berg.

SANTOS-GRANERO, Fernando. 2011. “The Virtuous Manioc and the Horny Barbasco: Sublime and Grotesque Modes of Transformation in the Origin of Yanesha Plant Life”, Journal of Ethnobiology, 31(1): 44-71.

SEIJAS, Haydeé. 1969. The Medical System of the Sibundoy Indians of Colombia, Tese (Doutorado em Antropologia), Tulane, Tulane University.

SONTAG, Susan. 1977. On Photography. London: Penguin Books.

SORIA CASAVERDE, María Belén. 2013. “Uma Mira na MIRA! O Caráter Integrador e a Natureza Múltipla da Arte Indígena Contemporânea”. In: ALMEIDA, Maria Inês de e MATTOS, Beatriz(orgs.). 2013. Mira! Artes Visuais Contemporâneas dos Povos Indígenas. Catálogo de exposição. Belo Horizonte: Centro Cultural UFMG. pp. 9-17.

STRATHERN, Marilyn. 1995. The Relation. Issues in Complexity and Scale. Cambridge, Prickly Pear Press.

STRATHERN, Marilyn. 1992. Afternature. Cambridge: Cambridge University Press.

SUÁREZ GUAVA, Luis Alberto. 2003. El Tiempo entre los Inga de Bogotá. Una Experiencia EtnográĖ ca. Facultad de Ciencias Humanas. Bogotá: Universidad Nacional.

SUAVITA, María Angelica; CAÑÓN G., Mario Alberto. 2005. Hacia una Propuesta de Enseñanza del Concepto de Medida en un Contexto Intercultural: Medicion del Espacio y El Tiempo, Projeto Curricular de Licenciatura em Matemática, Bogotá, Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2005.

TISOY T., Benjamín. 1983. Rigsisunchi Nucanchipa Ambi. Algunas Plantas Medicinales que Utilizan los Ingas del Valle de Sibundoy, lnstituto Linguístico de Verano, serie Ciencias Naturales.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. 1996. “Os Pronomes Cosmológicos e o Perspectivismo Ameríndio”. Mana 2(2): 115-144. https://doi.org/10.1590/S0104-93131996000200005

WAGNER, Roy. 1977. “Analogic Kinship: a Dabiri Example”. American Ethnologist, 4: 623-642. https://doi.org/10.1525/ae.1977.4.4.02a00030

WAGNER, Roy. 1986. Symbols that Stand for Themselves. Chicago: The University of Chicago Press.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Lotierzo, T. (2018). Dos corpos, a terra: notas sobre a criatividade no trabalho de Rosa Tisoy. Campos - Revista De Antropologia, 19(1), 59–85. https://doi.org/10.5380/cra.v19i1.61361

Edição

Seção

Dossiê