Repensando as Fronteiras entre Espiritualidade e Terapia: Reflexões sobre a “cura” no Santo Daime

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/cam.v7i1.5450

Palavras-chave:

Santo Daime, cura, continuum espiritual-terapêutico, healing, spiritual-therapeutic continuum

Resumo

O Céu da Mantiqueira é uma comunidade do Santo Daime localizada no sul do estado de Minas Gerais e considerada pelos seus participantes como sendo um centro de cura. Neste artigo, faço uma análise do sistema de cuidados da saúde desta comunidade, realizando um levantamento dos principais procedimentos terapêuticos utilizados. Estes procedimentos terapêuticos são provenientes de diversas fontes, tais como a própria doutrina daimista, outras tradições religiosas, grupos indígenas, as chamadas terapias alternativas e a biomedicina. A partir deste levantamento proponho uma reflexão a respeito das fronteiras que costumam ser estabelecidas entre as categorias espiritualidade e terapia. O que eu sugiro é que, neste contexto, estas dimensões não podem ser consideradas separadamente, ao contrário, interpenetram-se e formam um continuum espiritual-terapêutico.

Biografia do Autor

Isabel Santana de Rose, Universidade Federal de Santa Catarina

doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de SantaCatarina e integrante do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP)

Downloads

Publicado

2006-07-14

Como Citar

de Rose, I. S. (2006). Repensando as Fronteiras entre Espiritualidade e Terapia: Reflexões sobre a “cura” no Santo Daime. Campos - Revista De Antropologia, 7(1), 35–52. https://doi.org/10.5380/cam.v7i1.5450

Edição

Seção

Artigos