Repensando as Fronteiras entre Espiritualidade e Terapia: Reflexões sobre a cura no Santo Daime
DOI:
https://doi.org/10.5380/cam.v7i1.5450Palavras-chave:
Santo Daime, cura, continuum espiritual-terapêutico, healing, spiritual-therapeutic continuumResumo
O Céu da Mantiqueira é uma comunidade do Santo Daime localizada no sul do estado de Minas Gerais e considerada pelos seus participantes como sendo um centro de cura. Neste artigo, faço uma análise do sistema de cuidados da saúde desta comunidade, realizando um levantamento dos principais procedimentos terapêuticos utilizados. Estes procedimentos terapêuticos são provenientes de diversas fontes, tais como a própria doutrina daimista, outras tradições religiosas, grupos indígenas, as chamadas terapias alternativas e a biomedicina. A partir deste levantamento proponho uma reflexão a respeito das fronteiras que costumam ser estabelecidas entre as categorias espiritualidade e terapia. O que eu sugiro é que, neste contexto, estas dimensões não podem ser consideradas separadamente, ao contrário, interpenetram-se e formam um continuum espiritual-terapêutico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1 Autores mantém os direitos autorais com o trabalho publicado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
2 Autores têm autorização para distribuição, da versão do trabalho publicada nesta revista, em repositório institucional, temático, bases de dados e similares com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
3 Os trabalhos publicados nesta revista serão indexados em bases de dados, repositórios, portais, diretórios e outras fontes em que a revista está e vier a estar indexada.
