Para uma Antropologia dos agenciamentos e visibilidades: objetos, discursos e alteridade no Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia da UFMT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/campos.v16i2.48254

Palavras-chave:

Museus, Coleções, Discursos, Antropologia dos objetos

Resumo

O artigo apresenta algumas das análises preliminares da etnografia produzida acerca da formação do acervo no Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso, de forma a repensar os museus e suas coleções. Para tal, faz-se uma reflexão antropológica analisando o processo de aglutinação dos bens culturais preservados neste espaço com vistas a compreender as formas pelas quais estes objetos foram musealizados e quais perspectivas orientaram estas práticas. Entendem-se aqui os arquivos e coleções de museus como campos etnográficos legítimos, levando em consideração seus contextos sociais e simbólicos, já que tais inventários são constituídos, alimentados e mantidos por pessoas, grupos sociais e instituições, resultados de procedimentos de construir e ordenar conhecimentos. Assim, compreender as relações entre agentes e objetos que atuaram neste espaço museológico e quais as ações que produziram a visibilidade ou invisibilidade acerca da diferença ou dos povos indígenas nele representados.

Biografia do Autor

Ryanddre Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui bacharelado em Museologia pela UNIRIO e mestrado em Antropologia Social pela UFMT. Atualmente é Técnico Administrativo – Museólogo do Museu Rondonde Etnologia e Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

Souza, R. (2015). Para uma Antropologia dos agenciamentos e visibilidades: objetos, discursos e alteridade no Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia da UFMT. Campos - Revista De Antropologia, 16(2), 94–112. https://doi.org/10.5380/campos.v16i2.48254

Edição

Seção

Dossiê