Open Journal Systems

Formas do parentesco: grafismo e enunciação no Vale de Araotz (País Basco)

Ion Fernández de las Heras

Resumo


É possível pensar através das imagens? Ou elas são apenas o suporte secundário de um pensamento que acontece em outro lugar? Este artigo versa sobre a possibilidade de pensar a visualidade como um âmbito capaz de participar das diferentes escalas nas que se desenvolvem as socialidades e, simultaneamente, sobre como uma possível reconsideração problemática e crítica da diagramática genealógica do método de Rivers pode ser fonte de novas formulações antropológicas. Para tanto, proponho mostrar brevemente o processo de gestação de um argumento antropológico próprio na mediação de um problema visual derivado do método genealógico. Este argumento culminará na proposição de um conceito que chamarei rota de consideração. Nesse sentido, tratarei de apresentar uma pequena contribuição para a antropologia do parentesco e da família a partir da sua gênese singular no decorrer de minha pesquisa de campo no Vale de Araotz (Oñati), no meio rural do País Basco.

Palavras-chave


País Basco; Antropologia da imagem; Antropologia do Parentesco; Método genealógico; Rota de consideração

Texto completo:

PDF

Referências


AÑIBARRO, Víctor R. 1965. “Cuna de un Pueblo. Las Típicas Casas de las Montañas Vascas, en las que podían entrar el viento y la lluvia, pero no el Rey”. Boletín del Instituto Americano de Estudios Vascos, 16(62): 103-107.

AUGUSTINS, Georges. 1989. Comment se perpétuer? Devenir des lignées et destins dês patrimoines dans lês paysanneries européennes. Nanterre: Société d’ethnologie.

BARNES, John A. 1960. “Marriage and Residential Continuity”. American Anthropologist 62: 850-866. https://doi.org/10.1525/aa.1960.62.5.02a00060

BOEHM, Gottfried (Ed.). 1994. Was ist ein Bild?. München: Fink.

BELTING, Hans. 2011 [2001]. An Anthropology of Images: Picture, Medium, Body. Princeton: Princeton University Press.

BREDEKAMP, Horst. 2008. Les Coreaux de Darwin. Dijon: Les Presses du Réel.

BOUQUET, Mary. 1996. “Family trees and their affinities: the visual imperative of the genealogical diagram”. JRAI 2(1): 43-66. https://doi.org/10.2307/3034632

BOUQUET, Mary. 2001. “Making Kinship, with Old Reproductive Technology”. In. S. Franklin, S. McKinnon (Eds.). Relative Values: Reconfiguring Kinship Studies. Durham: Duke University Press.

CLIFFORD, James; MARCUS, George E. (Orgs.). 1984. Writing Culture: The Poetics and Politics of Ethnography. Berkeley: University of California Press.

ETXEZARRETA, Miren. 1977. El Caserío Vasco?. Zamudio: Elexpuru.

FREEDBERG, David. 1989. The Power of Images: Studies in the History and Theory of Response. Chicago: University of Chicago Press.

GEERTZ, Clifford. 2010 [1989]. El Antropólogo como Autor. Barcelona: Paidós.

GUIMÓN, Pedro. 1924. “El Alma Vasca en su Arquitectura”. Revista Arquitectura 6: 166-173.

FREEMAN, Derek. 1958. “The family System of the Iban of Borneo”. Cambridge Papers in Social Anthropology 1: 15-52.

FREEMAN, Derek. 1970. “The Iban of Western Borneo”. In T. G. Harding, B. J. Wallace, Cultures of the Pacific. New York, The Free Press, pp. 180-199.

HERAS, Ion F. de las. 2016. Algo a Fazer: Oicogênese e Arquitetura no Vale de Araotz (País Basco). Dissertação de Mestrado. PPGAS-UFSCar.

JOLAS, Tina; VERDIER, Yvonne; ZONABEND, Françoise. 1970. “Parler famille”. L’Homme 10(3): 5-26. https://doi.org/10.3406/hom.1970.367135

JOLAS, Tina; ZONABEND, Françoise. 1970. “Cousinage, voisinage”. In, J. Pouillon et P. Maranda (Orgs.), Échanges et Communications. Mélanges offerts à Claude Lévi-Strauss. Paris: Mouton.

KLAPISH-ZUBER, Christiane. 1991. “The genesis of the family tree”. Tatti Studies: Essays in the Renaissance 4(1): 105-129. https://doi.org/10.2307/4603672

KLAPISH-ZUBER, Christiane. 2000. L’Ombre des Ancêtres: Essai sur l’Imaginaire Médiéval de la Parenté. Paris: Fayard.

LE PLAY, Frederic. 1895 [1870]. L’organisation de la famille selon le vrai modèle signale par l’histoire de toutes les races et de tous les temps. Tours, A. Mame et fils.

LEACH, Edmund. 1961. Pul Eliya: a Village in Ceylon. A Study of Land Tenure and Kinship. Cambridge: Cambridge University Press.

LÉVI-STRAUSS, Claude. 1981 [1979]. A via das máscaras. Porto: Presença.

LÉVI-STRAUSS, Claude. 1982 [1949]. As Estruturas elementares de Parentesco. Petrópolis: Vozes.

LÉVI-STRAUSS, Claude. 1986 [1984]. Minhas Palavras. São Paulo: Brasiliense.

LÉVI-STRAUSS, Claude. 1987. Anthropology and Myth: Lectures 1951-1982. Oxford: Blackwell.

LÉVI-STRAUSS, Claude. 1991. “Maison”. In: P. Bonte, M. Izard (Eds.). Dictionnaire de l’ethnologie et de l’anthropologie. Paris: Presses Universitaires de France.

MARCELIN, Louis Herns. 1996. L’Invention de la Famille Afro-Americaine: Famille, Parenté et Domesticité parmi les Noires du Recôncavo da Bahia, Brésil. Tese de Doutorado. Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MARCELIN, Louis Herns. 1999. “A linguagem da casa entre os negros no Recôncavo Baiano”. Mana 5(2): 31-60. https://doi.org/10.1590/S0104-93131999000200002

MARQUES, Ana Claudia. 2013. “Founders, ancestors, and enemies: memory, family, time, and space in the Pernambuco sertão”. JRAI 19: 716-733. https://doi.org/10.1111/1467-9655.12061

MARQUES, Ana Claudia. 2014. “Considerações familiares ou sobre os frutos do pomar e da caatinga”. R@U, Revista de Antropologia da UFSCar 6(2): 119-129. https://doi.org/10.52426/rau.v6i2.126

MARQUES, Ana Claudia. 2015. Percurso e Destino. Parentesco e Família no Sertão de Pernambuco e Médio-Norte do Mato Grosso. Tese de Livre-docência. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

MURDOCK, George Peter. 1949. Social Structure. New York, Macmillan.

NAYARAN, Kirin. 1993. “How Native is a “Native” Anthropologist?”. American Anthropologist, Vol. 95, No. 3, pp. 671-686. https://doi.org/10.1525/aa.1993.95.3.02a00070

NEEDHAM, Rodney. 1956. “‘Utrolateral’ and ‘Utrolocal’”. Man, 169-171: 181.

RIVERS, William H. R. 1910. “The Genealogical Method in Anthropology Inquiry”. Sociological Review 3: 1-12. https://doi.org/10.1111/j.1467-954X.1910.tb02078.x

RUDWICK, Martin J. S. 1976. “The Emergence of a Visual Language for Geological Science, 1760- 1840”. History of Science, 14: 149-195. https://doi.org/10.1177

/007327537601400301

RUDWICK, Martin J. S. 1985. The Great Devonian Controversy. Chicago: University of Chicago Press. https://doi.org/10.1177/007327537601400301

SANTANA, Alberto; LARRAÑAGA, Juan Ángel; LOINAZ, José Luis; ZULUETA, Alberto (Orgs.). 2001. La Arquitectura del Caserío de Euskal Herria: Historia y Tipología. Tomo I. Vitoria-Gasteiz: Servicio Central de Publicaciones del Gobierno Vasco.

SCHNEIDER, David M. 1984. A Critique of the Study of Kinship. Ann Arbor: University of Michigan Press.

SILVA, Marcio. 2010. “1871. O Ano que Não Terminou”. Cadernos de Campo, 19: 323-336. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v19i19p323-336

STRATHERN, Marilyn. 2014 [1987]. “Os Limites da Autoantropologia”. In: M. Strathern. O Efeito Etnográfico e Outros Ensaios, pp. 133-158. São Paulo: Cosac&Naify.

VILLELA, Jorge Mattar. 2009. “Família como grupo? Política como agrupamento? O Sertão de Pernambuco no mundo sem solidez”. Revista de Antropologia 52(1): 201-245. https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27335

VILLELA, Jorge Mattar; MARQUES, Ana Claudia. 2016. “Le sang et la politique. La production de la famille dans les joutes électorales du Sertão du Pernambouc, Brésil”. Anthropologica, Vol.58, No.2, pp.291-301. https://doi.org/10.3138/anth.582.A04




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/cra.v18i1-2.47244

Apontamentos

  • Não há apontamentos.