Open Journal Systems

Uma Arquibancada Eletrônica: Reflexões sobre futebol, mídia e sociabilidade no Brasil

Édison Gastaldo

Resumo


Busco com este trabalho colocar em discussão a complexa relação entre futebol, mídia e sociabilidade na sociedade brasileira. A partir de uma reflexão sobre a mediatização do esporte, discuto algumas de suas conseqüências, para o esporte, para a mídia e para o campo social. Após algumas considerações sobre a presença marcante do futebol na cultura brasileira contemporânea, relaciono o uso social do futebol ao contexto de sociabilidade masculina no Brasil, devido a sua peculiar combinação de competitividade, jocosidade e distância segura de ameaças ao self, que tornam a tematização cotidiana deste esporte um mote por excelência para a sociabilidade masculina na sociedade brasileira.

Palavras-chave


Futebol; Mídia; Sociabilidade masculina

Texto completo:

PDF

Referências


ARANGUREN, J. L. 1976. "Conducta Ética, Competitividad y Deporte". In Moral de la Vida Cotidiana, Personal y Religiosa. Madrid: Tecnos.

BERGER, P. e T. Luckmann. 1985. A Construção Social da Realidade. Petrópolis: Vozes.

BETTI, M. 1997. Violência em Campo - dinheiro, mídia e transgressão às regras no futebol espetáculo. Ijuí: Editora Unijuí.

BOURDIEU, P. 1983. "É Possível Ser Esportivo?". In Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero.

CAILLOIS, R. 1990. Os Jogos e os Homens. Lisboa: Edições Cotovia.

DA MATTA, R. 1976. Um Mundo Dividido.- A Estrutura Social dos Índios Apinayé. Petrópolis: Vozes.

DA MATTA, R. 1982. "Esporte na Sociedade: um ensaio sobre o futebol brasileiro". In R. Da Matta (org.) Universo do Futebol. Rio de Janeiro: Pinakotheke.

DAMO, A. S. 2002. Futebol e Identidade Social - uma leitura antropológica das rivalidades entre torcedores e clubes. Porto Alegre: Ed. UFRGS.

ECO, U. 1984. "A Falação Esportiva". In Viagem na Irrealidade Cotidiana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

ELIAS, N. e DUNNING, E. 1995. A Busca da Excitação. Lisboa: DIFEL.

GASTALDO, É. 2002. Pátria, Chuteiras e Propaganda - o brasileiro na publicidade da Copa do Mundo. São Paulo: AnnaBlume/São Leopoldo: Unisinos.

GASTALDO, É. 2003. "A Pátria na 'Imprensa de Chuteiras': futebol, mídia e identidades brasileiras". Comunicação apresentada no GT "Esporte, Política e Cultura", na XXVII Reunião Anual da ANPOCS. Caxambu, outubro de 2003.

GORDON, C. e HELAL, R. 1999. "Sociologia, História e Romance na Construção da Identidade Nacional através do Futebol". Estudos Históricos 13(23). Rio de Janeiro: FGV.

GUAZZELLI, C. A. 2002. "500 Anos de Brasil, 100 Anos de Futebol Gaúcho: construção da 'província de chuteiras'". Verso e Reverso XVI(34). São Leopoldo: Unisinos.

GUEDES, S. L. 1998. "O Povo Brasileiro no Campo de Futebol". In O Brasil no Campo de Futebol: estudos antropológicos sobre os significados do futebol brasileiro. Rio de Janeiro: EDUFF.

HUIZINGA, J. 1971. Homo Ludens - O Jogo Como Elemento da Cultura. São Paulo: Perspectiva.

OLIVEN, R. G. 1986. "A Malandragem na Música Popular Brasileira". In Violência e Cultura no Brasil. Petrópolis: Vozes.

PIVATO, Stefano. 1994. Les Enjeux du Sport. Firenze: Casterman-Giunti.

ORTIZ, R. 1994. Cultura Brasileira & Identidade Nacional. São Paulo: Brasiliense.

RADCLIFFE-BROWN, A. R. 1959. Structure and Function in Primitive Society London: Cohen and West.

RIAL, C. 2003. "Futebol e Mídia: a retórica televisiva e suas implicações na identidade nacional, de gênero e religiosa". Antropolítica - Revista Contemporânea de Antropologia e Ciência Política 14(1). Niterói: UFF.

RIAL, C. 1998. "Japonês está para TV como Mulato para Cerveja: imagens da publicidade no Brasil". In C. Eckert e P. Monte-Mór (orgs.) Imagem em Foco: novas perspectivas em Antropologia. Porto Alegre: Ed. UFRGS.

ROCHA, N. et alii. 2001. "O Gol, o Jornalismo e os Preceitos da Academia: um casamento regido pela emoção e o incompreensível". Comunicação apresentada no NP "Mídia Esportiva" no XXIV Intercom. Campo Grande: UNIDERP.

RODRIGUES FILHO, M. 1964. ONegro no Futebol Brasileiro. São Paulo: Civilização Brasileira.

SOARES, A. J. 1999. "História e Invenção de Tradições no Futebol". Estudos Históricos 13(23). Rio de Janeiro: FGV.

SOARES, A. J. 1999a. "A Modo de Resposta". Estudos Históricos 13(23). Rio de Janeiro: FGV.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/cam.v6i0.4512

Apontamentos

  • Não há apontamentos.