Cantadores nordestinos e tradicionalistas gaúchos: a tradição nas lutas por inserções e autenticidades
DOI:
https://doi.org/10.5380/cam.v13i2.36781Palavras-chave:
cantoria nordestina, tradicionalismo gaúcho, grupos urbanos, migração, pertencimentos.Resumo
Este artigo é resultado de um estudo comparativo das dinâmicas de duas instituições localizadas na capital do país: a Casa do Cantador e o Centro de Tradições Gaúchas (CTG). Nelas, cantadores nordestinos e tradicionalistas gaúchos resgatam e atualizam manifestações culturais identificadas com seus contextos de origem. Por um lado, estamos diante de uma possível análise sobre processos migratórios. No entanto, à medida que as pessoas vão se fixando no cenário da capital, seus Centros de Tradições não funcionam apenas como uma estratégia de adaptação ao lugar de destino. Nestes espaços são tecidos laços sociais e formas de convivência e de reciprocidade em situações urbanas.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1 Autores mantém os direitos autorais com o trabalho publicado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
2 Autores têm autorização para distribuição, da versão do trabalho publicada nesta revista, em repositório institucional, temático, bases de dados e similares com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
3 Os trabalhos publicados nesta revista serão indexados em bases de dados, repositórios, portais, diretórios e outras fontes em que a revista está e vier a estar indexada.