Cantadores nordestinos e tradicionalistas gaúchos: a tradição nas lutas por inserções e autenticidades

Autores

  • Patricia Silva Osorio Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT

DOI:

https://doi.org/10.5380/cam.v13i2.36781

Palavras-chave:

cantoria nordestina, tradicionalismo gaúcho, grupos urbanos, migração, pertencimentos.

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo comparativo das dinâmicas de duas instituições localizadas na capital do país: a Casa do Cantador e o Centro de Tradições Gaúchas (CTG). Nelas, cantadores nordestinos e tradicionalistas gaúchos resgatam e atualizam manifestações culturais identificadas com seus contextos de origem. Por um lado, estamos diante de uma possível análise sobre processos migratórios. No entanto, à medida que as pessoas vão se fixando no cenário da capital, seus Centros de Tradições não funcionam apenas como uma estratégia de adaptação ao lugar de destino. Nestes espaços são tecidos laços sociais e formas de convivência e de reciprocidade em situações urbanas.

Biografia do Autor

Patricia Silva Osorio, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT

outora em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT

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Como Citar

Osorio, P. S. (2012). Cantadores nordestinos e tradicionalistas gaúchos: a tradição nas lutas por inserções e autenticidades. Campos - Revista De Antropologia, 13(2), 71–87. https://doi.org/10.5380/cam.v13i2.36781

Edição

Seção

Artigos