Open Journal Systems

O Messias Entretanto Já Chegou. Relendo Balandier e o Profetismo Africano na Pós-Colónia

Ruy Llera Blanes

Resumo


Uma das teorias mais marcantes na antropologia africanista das últimas décadas foi a proposta de Georges Balandier sobre a “situação colonial” e, nomeadamente, o seu retrato do surgimento de movimentos religiosos de caráter messiânico ou profético na região do Congo no contexto de reivindicações anti-coloniais mais ou menos politizadas. Neste artigo pretendo revisitar as principais teorias de Balandier a partir do estudo de caso de duas igrejas cristãs proféticas da mesma região - o Kimbanguismo e o Tocoismo – onde desenvolvi, junto com o meu colega Ramon Sarró, trabalho de terreno em Portugal e Angola. Este exercício de reflexão sobre o papel do profetismo contemporâneo no Congo e em África será igualmente uma reivindicação da pertinência e atualidade da produção científica de Balandier, um dos grandes nomes das ciências sociais francesas do século XX.


Palavras-chave


Georges Balandier; Religião; Profetismo; Congo; Angola

Texto completo:

pdf

Referências


AGAMBEN, Giorgio. 2005. Política y Mesianismo (edição de Alfonso Galindo). Madrid: Biblioteca Nueva.

AMSELLE, Jean-Loup. 1986. “Au-delà de l’anthropologie marxiste”. AA.VV., Afrique Plurielle, Afrique Actuelle: hommage à Georges Balandier. Paris: Karthala.

ANDERSON, David & Douglas H. JOHNSON. 1995. Revealing Prophets : Prophecy in Eastern African History. Londres: James Currey.

BALANDIER, Georges. 1951. “La Situation Coloniale”. Cahiers Internationaux de Sociologie 11: 44-79.

BALANDIER, Georges. 1953. “Messianismes et Nationalismes en Afrique Noire”. Cahiers Internationaux de Sociologie 14: 41-65.

BALANDIER, Georges. 1955. Sociologie Actuelle de L’Afrique Noire. Paris: Presses Universitaires de France (2ª Edição, 1963; 3ª Edição, 1971).

BALANDIER, Georges. 1955b. Sociologie des Brazzavilles Noirs. Paris: Armand Collin.

BALANDIER, Georges. 1956. Le « Tiers Monde ». Sous-Développement et Développement. Paris : Presses Universitaires de France.

BALANDIER, Georges. 1971. Sens et Puissance, les Dynamiques Sociales. Paris: Presses Universitaires de France.

BALANDIER, Georges. 1974. Anthropo-logiques. Paris: Presses Universitaires de France.

BALANDIER, Georges. 1987 (1967). Antropologia Política. Lisboa: Presença.

BALANDIER, Georges. 1999. “Ce que j'ai appris de l'Afrique”. Journal des Africanistes 69(1): 259-270. https://doi.org/10.3406/jafr.1999.1202

BALANDIER, Georges. 2002. “De l’Afrique à la surmodernité : un parcours d’anthropologue. Entretiens avec Georges Balandier”. Le Débat 110: 3-15. https://doi.org/10.3917/deba.118.0003

BALANDIER, Georges. 2007. “Préface”. In Marie-Claude Smouts (dir.), La Situation Postcoloniale. Les Postcolonial Studies dans le débat français. Paris: Sciences Po.

BALANDIER, Georges. 2009. Le Dépaysement Contemporain. L’Immediat et L’Essentiel. Entretiens avec Joel Birman et Claudine Haroche. Paris: Presses Universitaires de France.

BASTIDE, Roger. 1948. Sociologie et Psychanalyse. Paris: Presses Universitaires de France.

BAYART, Jean-François. 2010. Les Études Postcoloniales. Un Carnaval Académique. Paris: Karthala.

BENEDICT, Ruth. 1934. Patterns of Culture. Nova Iorque: Houghton Mifflin. BLANES, Ruy. 2009. “Remembering and Suffering: Memory and Shifting Allegiances in the Angolan Tokoist Church”. Exchange 38(2): 161-181. https://doi.org/10.1163/157254309X425391

BLANES, Ruy.. 2009b. “Circunscrição Moral: Mobilidade, diáspora e configurações doutrinais na Igreja Tokoista”. In Renato do Carmo & José Alberto Simões (orgs.) A Produção das Mobilidades: Redes, espacialidades e trajectos num mundo em globalização. Lisbon: Imprensa de Ciências Sociais,

BLANES, Ruy.. No prelo. “Prophetic Lives. Leadership, charisma and the global in the Angolan Tokoist Church”. In André Mary & Sandra Fancello (eds). Christianismes Indigenes et Nations Missionaires en Europe. Paris: Karthala.

BLANES, Ruy. No prelo. “Unstable Biographies. The Ethnography of Memory and Historicity in an Angolan Prophetic Movement”. History and Anthropology 22(1).

BLOCH, Maurice. 1983. Marxism and Anthropology: The history of a relationship. Londres: Routledge.

BUREAU, René. 1996. Le Prophète de la Lagune. Les Harristes de Côte d’Ivoire. Paris: Karthala.

CERIANI, César. 2008. Nuestros Hermanos Lamanitas. Indios y fronteras en la imaginación mormona. Buenos Aires: Biblos.

COMAROFF, John & Jean COMAROFF. 1992. Ethnography and the Historical Imagination. Boulder, CO: Westview Press.

COMAROFF, John & Jean COMAROFF. 2006. Law and Disorder in the Postcolony. Chicago: University of Chicago Press.

COPAINS, Jean. 2001. “La « situation coloniale » de Georges Balandier : notion conjoncturelle ou modèle sociologique et historique ?”. Cahiers Internationaux de Sociologie 110: 31-52. https://doi.org/10.3917/cis.110.0031

DOZON, Jean-Pierre. 1978 [1974]. “Os Movimentos Político-Religiosos (sincretismos, messianismos, neotradicionalismos). 3, Análise de dois tipos de movimentos político-religiosos: o kimbanguismo e o kitawala”. In Marc Augé (org.). A Construção do Mundo (Religião, Representações, Ideologia). Lisboa: Edições 70.

DOZON, Jean-Pierre. 1995. La Cause des Prophètes: Politique et religion en Afrique contemporaine. Paris: Seuil.

DUMONT, Louis. 1983. Essais sur l'Individualisme. Une perspective anthropologique sur l'idéologie moderne. Paris: Le Seuil.

EADE, John & David Garbin. 2007. “Reinterpreting the relationship between the centre and periphery: pilgrimage and sacred spatialisation among Polish and Congolese communities in Britain”. Mobilities 2(3): 413-424. https://doi.org/10.1080/17450100701597384

FANON, Frantz. 1952. Peau Noire, Masques Blancs. Paris: Seuil.

FERGUSON, James. 2006. Global Shadows. Africa in the Neoliberal World Order. Durham, NC: Duke University Press.

FERNANDEZ, James. 1982. Bwiti: An Ethnography of the Religious Imagination in Africa. Princeton: Princeton Univ. Press.

FRESTON, Paul. 2004. Evangelicals and Politics in Asia, Africa and Latin America. Cambridge: Cambridge University Press.

GLUCKMAN, Max. 1955. Custom and conflict in Africa. Oxford: B. Blackwell.

GRENFELL, James. 1998. “Simão Toco: An Angolan Prophet”. Journal of Religion in Africa 28(2): 210-226. https://doi.org/10.2307/1581713

GRIAULE, Marcel. 1938. Masques Dogon. Paris: Institut d’Ethnologie. JAMIN, J. 1996 (1991). “La Antropología Francesa”. In Pierre Bonte & Michel Izard (eds.). Etnología y Antropología. Madrid: Akal.

LEENHARDT, Maurice. 1966. “Prophetisme Africain”. Le Monde Non Chrétien 79/80: 53-62.

LEENHARDT, Maurice. 1976 (1902). Le Mouvement Ethiopien au sud de l’Afrique de 1896 à 1899. Paris: Academie de Sciences d’Outre-Mer.

LEIRIS, Michel. 1934. L’Afrique Fantôme. Paris: Gallimard.

MACGAFFEY, Wyatt. 1970. “The Religious Commissions of the Bakongo”. Man 5(1): 27-38. https://doi.org/10.2307/2798802

MACGAFFEY, Wyatt. 1977. “Cultural Roots of Kongo Prophetism”. History of Religions 17(2): 177-193. https://doi.org/10.1086/462787

MACGAFFEY, Wyatt. 1983. Modern Congo Prophets: Religion in a Plural Society. Bloomington: Indiana University Press.

MAFFESOLI, Michel & Claude Rivière (eds). 1985. Une Anthropologie des Turbulences. Hommage à Georges Balandier. Paris: Berg International Éditeurs.

MAMDANI Mahmood. 1996. Citizen and Subject : Contemporary Africa and the legacy of late colonialism. Princeton, NJ: Princeton University Press.

MEAD, Margaret. 1928. Coming of Age in Samoa. A psychological study of primitive youth for western civilisation. Nova Iorque : William Morrow.

MEAD, Margaret. Sex and Temperament in Three Primitive Societies. Nova Iorque: William Morrow.

MÉLICE, Anne. 2006. “Un Terrain Fragmenté. Le kimbanguisme et ses ramifications”. Civilisations 54(1-2): 67-76. https://doi.org/10.4000/civilisations.333

MINTZ, Sidney. 1985. Sweetness and Power. The Place of Sugar in Modern History. New York: Viking Press.

NGODI, Etanislas. 2006. Milicianisation et Engagement Politique au Congo Brazzaville. Paris: L’Harmattan.

PEEL, J.D.Y. 1968. Aladura: A Religious Movement among the Yoruba. London: Oxford University Press.

PEEL, J.D.Y. 2000. Religious Encounter and the Making of the Yoruba. Bloomington: Indiana University Press.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. 1965. O Messianismo no Brasil e no Mundo. São Paulo: Dominus / Editora da Universidade de São Paulo.

RANGER, T.O. e Isaria Kimambo. 1972. The Historical Study of African Religion. Berkeley, CA: University of California Press.

ROBBINS, Thomas e Susan Palmer. 1997. Millennium, Messiahs, and Mayhem: contemporary apocalyptic movements. Londres: Routledge.

SAHLINS, Marshall. 1981. Historical Metaphors and Mythical Realities. Structure in the Early History of the Sandwich Islands Kingdom. Ann Arbor, MI: University of Michigan Press.

SARRÓ, Ramon. 2009. The Politics of Religious Change on the Upper Guinea Coast: Iconoclasm Done and Undone. Edimburgo: Edinburgh University Press for the International African Institute.

SARRÓ, Ramon. 2009b. “O sofrimento como modelo cultural: reflexões antropológicas sobre a diáspora religiosa africana”. In Chiara Pussetti & Luis Silva Pereira (orgs.). Sofrimento e Diversidade. Lisboa: ISPA.

SARRÓ, Ramon. 2009c. “Kongo en Lisboa. Un ensayo sobre la reubicación y la extraversión religiosa”. In Y. Aixelà, J. Martí e Ll. Mallart (eds). Introducción a los Estudios Africanos. Vic: Ceiba.

SARRÓ, Ramon & Ruy Blanes. 2009. “Prophetic diasporas: moving religion across the Lusophone Atlantic”. African Diaspora: Journal of Transnational Africa in a Global World 2(1): 52-72. https://doi.org/10.1163/187254609X430786

SARRÓ, Ramon & Ruy Blanes. No prelo. “Geração, Presença e Memória na Igreja Tocoista em Angola”. Etnográfica.

SARRÓ, Ramon, Ruy Blanes e Fátima Viegas. 2008. “La guerre dans la paix: ethnicité et angolanité dans l’Église kimbanguiste de Luanda”. Politique Africaine 110: 84-101. https://doi.org/10.3917/polaf.110.0084

SHANK, David. 1983. “The Prophet Harris: a historiographical and bibliographical survey”. Journal of Religion in Africa 14(2): 130-160. https://doi.org/10.1163/157006683X00130

SUNDKLER, Bengdt G. M.. 1961 (1948). Bantu Prophets in South Africa. Oxford: Oxford University Press.

VIEGAS, Fátima. 1999. Angola e as Religiões. Luanda : Edição de Autor.

VOYÉ, Liliane. 2002. “L’Anthropologue à l’Épreuve du Temps”. Recherches Sociologiques 3(2): 1-5.

WERBNER, Richard. 1990. “South-Central Africa: The Manchester School and After”. In Richard Fardon (ed.). Localizing Strategies: regional traditions of ethnographic writing. Edimburgo: Scottish Academic Press.

WEST, Harry. 2005. Kupilikula. Governance and the Invisible Realm in Mozambique. Chicago: University of Chicago Press.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/cam.v10i2.17937

Apontamentos

  • Não há apontamentos.