Open Journal Systems

Destinos Migrantes: Representações Simbólicas, Histórias de Vida e Narrativas

Julie A. Cavignac

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida desde 1995 sobre a memória e as produções narrativas de migrantes oriundos do interior do Rio Grande do Norte, atualmente residindo na Zona Norte da capital do Estado, Natal. O texto apresenta inicialmente o processo de formação da Zona Norte e os fenômenos migratórios existentes na região, para em seguida analisar as histórias contadas pelos migrantes. Se o corpus narrativo tradicional tende a desaparecer no contexto urbano, novas temáticas surgem. Assim, por meio da análise das produções narrativas dos migrantes, é possível avaliar as transformações da cultura tradicional. O artigo procura mostrar que a importância dada às chamadas histórias de antigamente e as referências a essas narrativas encontradas no discurso dependem da situação das pessoas no novo local de vida.


Palavras-chave


memória; narrativa; migração

Texto completo:

PDF

Referências


AGIER, Michel.1995. “Mobilidades: Algumas Formas Recentes de Diferenciação Social”. In: M. Agier (org.), Imagens e identidades do trabalho. São Paulo: Hucitec.

AJARA, César (org.). 1993. “Dynamiques du Territoire: La População et les Activités Économiques”. Problèmes d’Amérique Latine, 9:45-72

ARANTES, Antônio Augusto. 1982. O trabalho e a fala. Estudo antropológico sobre os folhetos de cordel. São Paulo: Kairos/Funicamp.

BAUMAN, Richard. 1975. “Verbal Art as a Performance”. American Anthropologist 77: 290-311. https://doi.org/10.1525/aa.1975.77.2.02a00030

BELMONT, Nicole. 1970. “Les Croyances Populaires comme Récit Mythologique”. L’Homme X(2):94-108.

BELMONT, Nicole. 1986. Paroles Païennes. Mythe et Folklore. Des frères Grimm à Pierre Saint Yves. Paris: Imago.

BERND, Zilá; MIGOZZI, Jacques (orgs.). 1995. Frontières du Littéraire, Littératures orale et populaire Brésil/France. Limoges: PUL.

BOUVIER, Jean Claude. 1987. “Contes de L’Écrit, Contes de L’Oral : L’Opposition est-elle Pertinente?” In: Littérature orale traditionnelle - Actes du Colloque (20-22 novembre 1986). Paris: Fondation Calouste Goulbenkian:317-330.

BOUVIER, Jean Claude. 1992. “La Notion d’Ethno-texte”. In: J.N. Pelen e C. Martel (orgs.), Les Voies de la Parole. Aix-en-Provence: Université de Provence:12-21.

BOYER, Pascal. 1982. “Récit Épique et Tradition”. L’Homme XXII(2):5-34. https://doi.org/10.3406/hom.1982.368278

BOYER, Pascal. 1988. Barricades Mystérieuses et Pièges à Pensée. Introduction à l’Analyse des Épopées Fang. Paris: Société d’Ethnologie.

CABANES, Robert. 1995. “Hommes et Femmes entre Culture d’Entreprise et Culture Ouvrière. Un exemple Brésilien”. In: R. Cabanes (org.), Salariés et entreprises dans les pays du sud. Contribution à une Anthropologie Politique. Paris: Karthala.

CANDAU, Joel. 1998. Mémoire et Identité. Paris: PUF.

CASCUDO, Luís da Câmara. 1978. Literatura oral no Brasil. (2.ed.) Rio de Janeiro: José Olímpio.

CASCUDO, Luís da Câmara. 1986. Contos Tradicionais do Brasil. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiana/USP.

CAVIGNAC, Julie. 1994. Mémoires au Quotidien. Histoire et Récits du Sertão du RN. (Brésil). Tese de doutorado, Université de Paris X, Nanterre.

CAVIGNAC, Julie. 1997a. “Romances d’Exil: Littérature de Cordel et Migrations au Brésil”. Autre Part 1:15-39.

CAVIGNAC, Julie. 1997b. La Littérature de Colportage au Nord-est du Brésil: De l’Histoire Écrite au Récit Oral. Paris: Ed. du CNRS, coll. Pays iberiques/Amerique.

CAVIGNAC, Julie. 1997c. Memórias de Migrantes. Pesquisa Etno-literária de uma Comunidade da Zona Norte da Cidade de Natal. Relatório final de pesquisa. Natal: UFRN-CNPq.

CAVIGNAC, Julie. 1999. “Vozes da Tradição: Reflexões Preliminares sobre o Tratamento do Texto Narrativo em Antropologia. Horizontes antropológicos. Porto Alegre: UFRGS. https://doi.org/10.1590/S0104-71831999000300013

CLEMENTINO, Maria do Livramento. 1995. Economia e Urbanização: O Rio Grande do Norte nos Anos 70. Natal: UFRN/CCHLA.

DETIENNE, Marcel. 1979. “Repenser la Mythologie”. In: M. Izard et P. Smith. La fonction symbolique. Essais d’Anthropologie. Paris: Gallimard.

DOIMO, Ana Maria. 1995. A vez e a Voz do Popular: Movimentos Sociais e Participação Política no Brasil pós-70. Rio de Janeiro: Relume Dumará/ANPOCS.

DURHAM, Eunice Ribeiro. 1984. A Caminho da Cidade: A Vida Rural e a Migração para São Paulo. (3.ed.)São Paulo: Perspectiva.

DURHAM, Eunice Ribeiro. 1986. “A Sociedade Vista da Periferia”. RBCS 1(1):84-99.

DURKHEIM, Émile. 1985. Les Formes Élémentaires de la Vie Religieuse. Le Système Totémique en Australie. (2e.ed.) Paris: PUF.

GOODY, Jack. 1977. “Mémoire et Apprentissage dans les Société avec ou sans Écriture: La Transmission du Bagre”. L’Homme, XVII(1):29-52. https://doi.org/10.3406/hom.1977.367717

GOODY, Jack. 1979. La Raison Graphique. La Domestication de la Pensée Sauvage. Paris: Ed. de Minuit.

GRUZINSKI, Serge. 1988. La Colonisation de L’Imaginaire. Sociétés Indigènes et Occidentalisation dans le Mexique Espagnol XVI°-XVIIIe Siècle. Paris: Gallimard.

GRUZINSKI, Serge e BERNAND, Carmen. 1990, 1993. L’histoire du Nouveau Monde. Paris: Fayard (vol. I e II).

HALBWACHS, Maurice. 1990. A Memória Coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais.

LANGDON, Ester Jean. 1999. “A Fixação da Narrativa: Do Mito para a Prática da Literatura Oral”. Horizontes Antropológicos 12:13-36. https://doi.org/10.1590/S0104-71831999000300002

LANNA, Marcos. P. D. 1995. A Dívida Divina: Troca e Patronagem no Nordeste Brasileiro. Campinas: Unicamp.

LE GOFF, Jacques. 1996. História e Memória. (4.ed.) Campinas: Unicamp.

LÉVI-STRAUSS, Claude. 1974. Anthropologie Structurale. Paris: Plon (réed.).

MAGNANI, José Guilherme. 1996. “Quando o Campo é a Cidade: Fazendo Antropologia na Metrópole”. In: J.G. Magnani e L.L. Torres (orgs.), Na Metrópole: Textos de Antropologia. São Paulo: Edusp/Fapesp.

MATTOSO, Kátia; SANTOS, Idelette M. Fonseca; ROLLAND, Denis (orgs.). 1999. Matériaux pour une Histoire Culturelle du Brésil. Objets, Voix et Mémoires. Paris: L’Harmattan.

MELLO, Evaldo Cabral. 1986. Rubro Veio. O Imaginário da Restauração Pernambucana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

MELLO, José Antônio Gonçalves. 1979. Tempo dos Flamengos. Influência da Ocupação Holandesa na Vida e na Cultura do Norte do Brasil. (2.ed.) Recife: BNB.

MENEZES, Eduardo Diathay Bezerra. 1977. “Para uma Leitura Sociológica da Literatura de Cordel”. RBCS VIII(1- 2).

MENEZES, Marilda Aparecida (org.). 1992. Histórias de Migrantes. São Paulo: Loyola.

MORICE, Alain. 1993. “Une Légende à Revoir : L’Ouvrier du Bâtiment Brésilien dans Feu ni Lieu”. Cahiers des Sciences Humaines 29(2-3):349-371.

MORICE, Alain 1999. Em Demanda da Poética Popular: Ariano Suassuna e o Movimento Armorial. Campinas: Unicamp.

PRICE, Richard. 1983. First Time: The historical Vision of an Afro-American People. Baltimore: The Johns Hopkins University Press.

PRICE, Richard. 1998. The Convict and the Colonel. Boston: Beacon Press Books.

PROPP, Vladimir J. A. 1965. Morphologie du Conte. Paris: Seuil (réed.).

PROPP, Vladimir J. A. 1983. Les Racines Historiques du Conte Merveilleux. (2e.ed.) Paris: Gallimard. https://doi.org/10.3917/deba.019.0146

RIGAMONTE, Rosani Cristina. 1996. “Severinos, Januários e Raimundos”. In: J.G. Magnani e L.L. Torres (orgs.), Na Metrópole: Textos de Antropologia. São Paulo: Edusp/Fapesp. pp. 233-251.

SANTOS, Hilton. 1978. Pobreza Urbana São Paulo-Recife. São Paulo/Recife: Hucitec/UFPE-CNPq.

SANTOS, Idelette Muzart-Fonseca. 1997. La Littérature de Cordel au Brésil. Mémoire des Voix, Grenier d’Histoires. Paris: L’Harmattan.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/cam.v1i0.1569

Apontamentos

  • Não há apontamentos.