Open Journal Systems

Sincretismo e Resistência: o caso africano da igreja Oruuano

Josué Tomasini Castro

Resumo


No início do século XIX, os Herero, povo situado na África Subsaariana, foram confrontados com o colonialismo europeu. Neste encontro seu sistema religioso de culto aos ancestrais foi duramente combatido pelo luteranismo alemão difundido por missionários e por fiéis recém ingressados no território, responsáveis pelo início de um longo e complicado processo de cristianização. A constante diabolização da tradição herero e seu enfraquecimento iminente resultaram no surgimento de focos de resistência política e cultural. Destes focos nasce a igreja Oruuano, a objetivação da resistência da minoria dominada. Com base em trabalho etnográfico realizado na Namíbia, no vilarejo de Okondjatu, entre o povo herero, pretend discutir alguns aspectos gerais deste movimento A partir de narrativas herero, este artigo procura entender as características sincréticas da igreja Oruuano, bem como alguns aspectos gerais percebidos por seus fiéis que fazem com que ela seja aqui entendida como um movimento de resistência identitária e cultural.


Palavras-chave


Herero; colonialismo; sincretismo; resistência

Texto completo:

PDF

Referências


ABATI, Francisco G. 1992. “La Religión de los Himbas”. Revista de Antropología Social 1:151-66 (disponível em http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=157852.)

ALEXANDER, Neville. 1988. “The Namibian War of Anti-colonial Resistance, 1904-7”. In Brian Wood (ed.) Namibia 1884-1984: Readings on Namibia’s History and Society. London: Namibia Support Committee & United Nations Institute for Namibia.

APTER, Andrew. 2005 [1999]. “Herskovits’s Heritage: rethinking syncretism in the African diaspora”. In Anita Leopold & Jeppe Jensen (eds.) Syncretism in Religion: a reader. New York: Routledge.

APTER, Andrew. 1999. “Africa, Empire and Anthropology: a philological exploration of anthropology’s heart of darkness”. Annual Review of Anthropology 28: 577-98. https://doi.org/10.1146/annurev.anthro.28.1.577

BALANDIER, Georges. 1955. Sociologie Actuelle de l’Afrique Noire: dynamique des changements sociaux en Afrique Centrale. Paris: Presses Universitaires de France.

BENAVIDES, Gustavo. 2005. “Syncretism and Legitimacy in Latin American Religion”. In Anita Leopold & Jeppe Jensen (eds.) Syncretism in Religion: a reader. New York: Routledge.

BERGER, Peter. 2004 [1985]. O Dossel Sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulus.

BERGER, Peter & Thomas Luckmann. 2002 [1983]. A Construção Social da Realidade. Petrópolis: Vozes.

BRIDGMAN, Jon. 1981. The Revolt of the Hereros. Berkeley, Los Angeles & London: University of California Press.

CASTRO, Josué T. 2006. Discursos Herero sobre uma África Cristã: contribuições antropológicas para a compreensão de fenômenos sincréticos. Monografia de Graduação em Ciências Sociais. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

CASTRO, Josué T. 2008. “Memória e Identidade nas Comemorações Herero na Namíbia”. Comunicação apresentada no GT 19 - “Entre Fronteiras e Disciplinas: estudos de África e Caribe”. Caxambu (MG): 32ª Reunião Anual da Anpocs.

COMAROFF, Jean. 1985. Body of Power, Spirit of Resistance. Chicago: The University of Chicago Press.

COMAROFF, Jean & John Comaroff (eds.). 1999. Civil Society and the Political Imagination in Africa. Chicago: The University of Chicago Press.

COMAROFF, Jean & John Comaroff. 1991. Of Revelation and Revolution: christianity, colonialism and consciousness in South Africa (volume 1). Chicago: The University of Chicago Press.

CRAPANZANO, Vicent. 1980. Tuhami: portrait of a Moroccan. Chicago: The University of Chicago Press.

DIERKS, Klaus. 2002. Chronology of Namibian History. Windhoek: Namibian Scientific Society.

DRECHSLER, Horst. 1980 [1966]. “Let Us Die Fighting”: the struggle of the Herero and Nama against German Imperialism (1984-1915). London: ZED Press.

DREYER, Ronald. 1994. Namibia and Southern Africa. Regional Dynamics of Decolonization, 1945-1990. New York: Routledge.

DROOGERS, André. 2005. “Syncretism, Power, Play”. In Anita Leopold & Jeppe Jensen (eds.) Syncretism in Religion: a reader. New York: Routledge.

DROOGERS, André & Sidney M. Greenfield. 2001. “Introduction: a symposium”. In A. Droogers & S. M. Greenfield (eds.) Reinventing Religions: syncretism and transformation in Africa and the Americas. New York: Rowman & Littlefield Publishers.

DUMONT, Jean-Paul. 1978. The Headman and I. Texas: University of Texas Press.

ELIAS, Norbert. 1990 [1939]. O Processo Civilizador (v. 2). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

ELIAS, Norbert. 1993 [1939]. O Processo Civilizador (v. 1). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

EVANS-PRITCHARD, E. E. 2002 [1940]. Os Nuer. São Paulo: Ed. Perspectiva.

EVANS-PRITCHARD, E. E. 2005 [1976]. Bruxaria, Oráculos e Magia entre os Azande. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

FABIAN, Johannes. 1990. Power and Performance: ethnographic explorations through proverbial wisdom and theater in Shaba, Zaire. Wisconsin: The University of Wisconsin Press.

FERRARI, Franco. 2003. “Plutarco: platonismo e tradição”. In F. Ferrari (org.) Filósofos da Antiguidade II. São Leopoldo: Unisinos.

FERRETTI, Sérgio. 1995. Repensando o Sincretismo. São Paulo: Edusp.

FORTES, Meyer. 1987 [1965]. “Ancestor Worship in Africa”. In Religion, Morality and the Person: Essays on Tallensi Religion. Cambridge: Cambridge University Press.

FORTES, Meyer. 1983. Oedipus and Job in West African Religion. Cambridge: Cambridge University Press.

FRAZER, Sir James. 1993 [1890]. The Golden Bough. London: Wordsworth Reference.

GADAMER, Hans-Georg. 2004 [1975]. Truth and Method. London / New York: Continuum.

GEWALD, Jan-Bart. 1999. Herero Heroes: a socio-political history of the Herero of Namibia, 1890-1923. Oxford: James Currey.

GEWALD, Jan-Bart & Jeremy Silvester. 2003. Words Cannot be Found: german colonial rule in Namibia. An Annotated Reprint of the 1918 Blue Book. Leiden-Boston: Brill.

GIBSON, Gordon. 1956. “Double Descent and its Correlates among the Herero of Ngamiland”. American Anthropologist New Series 1(58): 109-39. https://doi.org/10.1525/aa.1956.58.1.02a00080

GEERTZ, Clifford. 1995. Tras los Hechos. Barcelona: Paidós.

GEERTZ, Clifford. 2003 [1973]. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC.

HERSKOVITS, Melville J. 1924. “A Preliminary Consideration of the Culture Areas of Africa”. American Anthropologist New Series 26(1): 50-63. https://doi.org/10.1525/aa.1924.26.1.02a00050

HERSKOVITS, Melville J. 1962. The Human Factor in Changing Africa. New York: Vintage Books.

HERSKOVITS, Melville J. 1973. Antropologia Cultural II. São Paulo: Mestre Jou.

HERSKOVITS, Melville; Ralph Linton; Robert Redfield. 1967 [1936]. “Memorandum for the Study of Acculturation”. In Paul Bohannan & Fred Plog (eds.) Beyond the Frontier: social process and culture change. Garden City / Nova York: The Natural History Press.

HORTON, Robin. 1964. “Ritual Man in Africa”. Africa 34: 85-104. https://doi.org/10.2307/1157900

HORTON, Robin. 1967. “African Traditional Thought and Western Science”. Africa 51(1): 50-71 and 155-187. https://doi.org/10.2307/1157195

KEMPF, Wolfgang. 1994. “Ritual, Power and Colonial Domination: male initiation among the Ngaing of Papua New Guinea”. In Rosalind Shaw & Charles Stewart (eds.) Syncretism/ Anti-Syncretism: the politics of religious synthesis. Nova York: Routledge.

KOPYTOFF, Igor (ed.). 1971. “Ancestors as Elders in Africa”. Africa 51:129-142.

LEOPOLD, Anita M. & Jeppe S. Jensen (eds.). 2005. Syncretism in Religion: a Reader. Nova York: Routledge.

MAUSS, Marcel. 2003 [1904]. “Esboço de uma Teoria Geral da Magia”. In Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify.

NGAVIRUE, Zedekia. 1997 [1972]. Political Parties and Interest Groups in South West Africa (Namibia): a study of a plural society. Basel: Basler Afrika Bibliographien.

PREIN, Philipp. 1994. “Guns and Top Hats: African resistance in German South West Africa, 1907-1915”. Journal of Southern African Studies 20(1):99-121. https://doi.org/10.1080/03057079408708389

OLIVEIRA, João Pacheco de. 1999. Ensaios em Antropologia Histórica. Rio de Janeiro: UFRJ.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. 1981 [1964]. O Índio e o Mundo dos Brancos. Brasília: Universidade de Brasília.

RANGER, Terence. 1976. “Missionary Adaptation of African Religious Institutions: the Masasi case”. In Isaria Kimambo & Terence Ranger (eds.) The Historical Study of African Religion. Los Angeles: University of California Press.

RIBEIRO, Darcy. 1970. Os Índios e a Civilização Brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

RUDOLPH, Kurt. 2005. “Syncretism: from theological invective to a concept in the study of religion”. In Anita M. Leopold & Jeppe S. Jensen (eds.) Syncretism in Religion: a Reader. Nova York: Routledge.

SAHLINS, Marshall. 1997a. “O ‘Pessimismo Sentimental’ e a Experiência Etnográfica: por que a cultura não é um ‘objeto’ em via de extinção (Parte I)”. Mana 3(1): 41-73. https://doi.org/10.1590/S0104-93131997000100002

SAHLINS, Marshall. 1997b. “O ‘Pessimismo Sentimental’ e a Experiência Etnográfica: por que a cultura não é um ‘objeto’ em via de extinção (Parte II)”. Mana 3(2): 103-50. https://doi.org/10.1590/S0104-93131997000200004

SAHLINS, Marshall. 2003 [1985]. Ilhas de História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

SANCHIS, Pierre. 1994. “Para não Dizer que não Falei em Sincretismo”. Comunicação do ISER 45:5-11.

SHAW, Rosalind & Charles Stewart. 1994. “Introduction: problematizing syncretism”. In Syncretism/Anti-Syncretism: the politics of religious synthesis. Nova York: Routledge.

STONE, Dan. 2007. “White Men with Low Moral Standards? German Anthropology and the Herero genocide”. In A. Dirk Moses & Dan Stone (eds.). Colonialism and Genocide. New York: Routledge.

TRAJANO Filho, Wilson. 1994. “O Poder da Invisibilidade”. Série Antropologia 160. Brasília: UnB.

TRAJANO Filho, Wilson. 1998. Polymorphic Creoledom: The creole society of Guinea-Bissau. Ph.D. Dissertation. Philadelphia: University of Pennsylvania.

TURNER, Victor. 1960. “Muchona the Hornet, Interpreter of Religion. In Joseph B. Casagrande (ed.) In the Company of Man: twenty portraits of anthropological informants. New York: Harper & Row.

TURNER, Victor. 1996 [1957]. Schism and Continuity in an African Society. Oxford & Washington, D.C.: Berg.

TYLOR, Edward B. 1970 [1871]. Religion in Primitive Culture. Nova York: Harper Torchbook.

VANSINA, Jan. 1962. “A Comparison of African Kingdoms”. Africa 32:324-335. https://doi.org/10.2307/1157437

VIER, Frei Frederico (coord.). 1999. Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos e declarações. Petrópolis: Vozes.

WALLACE, Marion. 2003. “‘Making Tradition’: healing, history and ethnic identity among Otjiherero-Speakers in Namibia, c. 1850-1950”. Journal of Southern African Studies 2(29):355-72. https://doi.org/10.1080/03057070306212




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/cam.v9i1.13870

Apontamentos

  • Não há apontamentos.