EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA PROVENIENTES DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DO MUNICÍPIO DE LIMEIRA DO OESTE-MG ANO BASE 2017
DOI:
https://doi.org/10.5380/biofix.v6i2.78279Palavras-chave:
Mudanças climáticas, Metano, CarbonoResumo
O aumento nos padrões de produção e consumo da sociedade nos dias atuais tem levado a uma maior geração de resíduos sólidos. Além disso, a destinação final dos resíduos sólidos tem contribuído para o aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEEs). Nesse contexto, o presente artigo teve como objetivo estimar as emissões de gases de feito estufa (GEEs) provenientes dos resíduos sólidos do município de Limeira do Oeste-MG no ano de 2017. Para a realização do plano de gestão integrada de resíduos sólidos, foi realizada uma análise gravimétrica para se descobrir a composição dos resíduos sólidos municipais. Assim, durante uma semana, as três coletas foram feitas, sendo que os resíduos dessas coletas foram despejados em uma lona e processou-se o quarteamento, sendo colocados em coletores devidamente identificados, que, quando cheios, tiveram seus pesos medidos e anotados. 647,1 kg de resíduos sólidos foram amostrados, totalizando um volume de 6,92 m³. Com isso, chega-se a uma estimativa de que o município de Limeira do Oeste-MG gera, diariamente, 2.302,9 kg de massa com um volume de 24,64 m³ (a geração diária por habitante é de 0,307 kg de resíduos sólidos) ou 112,05 kg por ano por habitante, totalizando 840.558,50 kg de resíduos sólidos gerados no ano de 2017. Para se calcular as emissões de GEEs, utilizou-se o GHG Protocol versão 2020.1.2, tendo sido inseridos o total de resíduos anual e a composição desses resíduos. Observou-se um valor de emissões de 13,940 CH4 (t/ano) e 348,502 CO2e (t/ano). As medidas para reduzir as emissões foram a proposta de reciclagem com associação de catadores, a educação ambiental e a instituição de taxa de serviço de coleta e disposição de resíduos sólidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC Atribuição 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC Attribution 4.0) that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of the published work.


















