COMPARTIMENTAÇÃO DO ESTOQUE INDIVIDUAL DE CARBONO EM UMA PLANTAÇÃO COMERCIAL DE ERVA-MATE (Ilex paraguariensis A. St.- Hil.)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/biofix.v5i2.70025

Palabras clave:

Biomassa, Indústria ervateira, Manejo, Mudanças climáticas, Serviços ambientais

Resumen

O cultivo da erva-mate exerce papel socioeconômico e ambiental importante nas propriedades rurais do Sul do Brasil. Por ser uma cultura perene contribui também para sustentabilidade da agricultura mediante a estocagem de carbono na sua biomassa. Este estudo visou quantificar o estoque individual de carbono em uma plantação convencional adulta (15 a 17 anos) de erva-mate na região do Planalto Norte-Catarinense. Trinta árvores foram abatidas e suas biomassas separadas por compartimentos (folhas, galhos, fustes e raízes) pesadas em campo. Em laboratório foram determinadas as suas biomassas secas, bem como os seus teores de carbono (TC) com o equipamento LECO C-144, pelo processo de combustão a seco. As árvores, com dap variando de 4 a 15 cm apresentaram estocagem de 2 a 14 kg de carbono por indivíduo. A maior estocagem de carbono nas plantas deu-se nos fustes (44%), seguidos de raízes (42%), folhas (10%) e galhos (4%). O dap correlacionou-se fortemente com o estoque de carbono nos fustes, raízes e total, mas não se correlacionou significativamente com os estoques de carbono nas folhas e galhos. Não houve correlação da altura com os estoques de carbono. Os fatores de expansão de biomassa e razão de raízes calculados diferiram dos valores encontrados para outras espécies florestais estudadas no Brasil. O manejo na plantação da erva-mate, com podas que favorece a produção para indústria, afeta a partição da biomassa e, por conseguinte, a estocagem de carbono.

Biografía del autor/a

Carlos Roberto Sanquetta, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Ciências Florestais

Manejo Florestal

Douglas Prado Marcos, Autônomo

Administrador de Empresas

Espacialista em Projetos Sustentáveis

Flaviana Friedrich, Autônoma

Engenheira Florestal

MBA em Manejo Florestal de Precisão

Ana Paula Dalla Corte, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Ciências Florestais

Manejo Florestal

Publicado

2020-07-02

Cómo citar

Sanquetta, C. R., Marcos, D. P., Friedrich, F., & Dalla Corte, A. P. (2020). COMPARTIMENTAÇÃO DO ESTOQUE INDIVIDUAL DE CARBONO EM UMA PLANTAÇÃO COMERCIAL DE ERVA-MATE (Ilex paraguariensis A. St.- Hil.). BIOFIX Scientific Journal, 5(2), 168–173. https://doi.org/10.5380/biofix.v5i2.70025

Número

Sección

Artigos