COMPARTIMENTAÇÃO DO ESTOQUE INDIVIDUAL DE CARBONO EM UMA PLANTAÇÃO COMERCIAL DE ERVA-MATE (Ilex paraguariensis A. St.- Hil.)
DOI:
https://doi.org/10.5380/biofix.v5i2.70025Palavras-chave:
Biomassa, Indústria ervateira, Manejo, Mudanças climáticas, Serviços ambientaisResumo
O cultivo da erva-mate exerce papel socioeconômico e ambiental importante nas propriedades rurais do Sul do Brasil. Por ser uma cultura perene contribui também para sustentabilidade da agricultura mediante a estocagem de carbono na sua biomassa. Este estudo visou quantificar o estoque individual de carbono em uma plantação convencional adulta (15 a 17 anos) de erva-mate na região do Planalto Norte-Catarinense. Trinta árvores foram abatidas e suas biomassas separadas por compartimentos (folhas, galhos, fustes e raízes) pesadas em campo. Em laboratório foram determinadas as suas biomassas secas, bem como os seus teores de carbono (TC) com o equipamento LECO C-144, pelo processo de combustão a seco. As árvores, com dap variando de 4 a 15 cm apresentaram estocagem de 2 a 14 kg de carbono por indivíduo. A maior estocagem de carbono nas plantas deu-se nos fustes (44%), seguidos de raízes (42%), folhas (10%) e galhos (4%). O dap correlacionou-se fortemente com o estoque de carbono nos fustes, raízes e total, mas não se correlacionou significativamente com os estoques de carbono nas folhas e galhos. Não houve correlação da altura com os estoques de carbono. Os fatores de expansão de biomassa e razão de raízes calculados diferiram dos valores encontrados para outras espécies florestais estudadas no Brasil. O manejo na plantação da erva-mate, com podas que favorece a produção para indústria, afeta a partição da biomassa e, por conseguinte, a estocagem de carbono.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC Atribuição 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC Attribution 4.0) that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of the published work.