Desinformação e fake news: avaliação das competências de alunos do ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.89709

Palavras-chave:

Competência em informação, Competência digital, Desinformação, Fake News, Pandemia, COVID-19.

Resumo

Introdução: A competência em informação é a habilidade de identificar a necessidade de informação, buscar, acessar, avaliar e usar a informação de forma eficaz, ética e legal. A competência digital consiste na capacidade de usar tecnologias digitais para coletar, analisar e avaliar informações, bem como construir novas informações e se comunicar com outras pessoas durante o processo. Consideramos que a universidade proporciona ao indivíduo o desenvolvimento destas competências, pois busca capacitar o indivíduo de forma ética e crítica quanto ao uso da informação. Desta forma, o presente estudo buscou identificar a percepção dos alunos dos primeiro e quarto anos de um curso de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação quanto a conteúdos relacionados à pandemia da COVID-19 que foram compartilhados na web. Método: Os conteúdos foram apresentados a eles em formato de quiz para que os identificassem como verdadeiros ou falsos. Os conteúdos foram retirados de plataformas de checagem de notícias e apresentados aos alunos sem correção ortográfica ou gramatical. Resultados: Após a análise dos resultados, identificamos que 78,93% dos alunos do primeiro ano e 100% dos alunos do quarto ano marcaram corretamente pelo menos três dos cinco conteúdos apresentados. Assim, quando comparamos os alunos do primeiro ano com os do quarto ano, concluímos que os alunos do quarto ano possuem um maior discernimento quanto à avaliação correta da desinformação, como era esperado. Conclusão: Este sugere que seu maior tempo na universidade possivelmente tenha acarretado o desenvolvimento mais aprimorado das habilidades da competência em informação e digital.

Biografia do Autor

Fernando Brito Costa Dias, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2021), graduando em Direito no Centro Universitário Paulista Central (UNICEP), bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação com ênfase em Cultura e Discurso, Ciência e Sociedade pela UFSCar (2013). De 2014 à 2018 foi Bibliotecário Coordenador da Biblioteca Raquel de Queiroz da Faculdade Barretos, Barretos/SP. Ocupa o cargo de Analista Sociocultural da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, onde atuou de 2013 à 2018 na Diretoria de Ensino - Região de Barretos e atualmente na Diretoria de Ensino - Região de São Carlos, sendo responsável pelo Programa Sala de Leitura das escolas estaduais jurisdicionadas a Diretoria de Ensino. Tem experiência nas área: biblioteca universitária, biblioteca escolar, formação de professores e planejamento e organização de bibliotecas escolares. Tem interesse nos assuntos: Competência em Informação, Fake News, Desinformação, Pós-verdade, Ciência da Informação, Informação Jurídica e Mediação da Informação.

Ariadne Chloe Mary Furnival, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

Possui graduação em Comparative American Studies - University of Warwick, Inglaterra (1987); Mestrado em Computation - University of Manchester Institute of Science & Technology - UMIST (1993); Mestrado em History (Literatura Comparativa) - University of Warwick (1988); e Doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Completou o Diploma in Librarianship da University of Sheffield (2009). Assumiu o cargo de Open Access Officer (Europe) no Centre for Research Communications, University of Nottingham, em 2010. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Departamento de Ciência da Informação no Centro de Educação e Ciências Humanas. É professora credenciada (permanente) no Programa de pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), e no programa de pós-graduação Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), ambos da UFSCar. É membro docente do Conselho Editorial da EDUFSCar (2019-). Tem experiência de pesquisa nos campos de CTS e Ciência da Informação, com ênfase em Processos da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Compreensão Pública da C&T, Desenvolvimento Sustentável e Comunicação, Usuários da Informação e Competências Informacionais, Comunicação Científica, Acesso Aberto.

Helen de Castro Silva Casarin, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Marília, SP, Brasil.

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Ensino na Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e Livre-Docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Foi editora do Brazilian Journal of Information Science: research trends (2018-2021). Atualmente é professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Coordenadora do PPGCI Unesp. É bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq e líder do grupo de pesquisa "Comportamento e competência informacionais". É integrante da Rede de Estudos Avançados em Gestão, Organização e Curadoria dos Saberes em Sociedades Complexas, no projeto Projeto: T1P3- Informação e Conhecimento na Sociedade Contemporânea (CAPES PRINT/UNESP proc. 88881.311537/2018-01 ). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento informacional, competência informacional e biblioteca escolar.

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Publicado

2024-07-23

Como Citar

Costa Dias, F. B., Furnival, A. C. M., & Casarin, H. de C. S. (2024). Desinformação e fake news: avaliação das competências de alunos do ensino superior. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 13, 1–12. https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.89709

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Artigos