Podcasts como ferramenta para comunicação científica: um estudo sobre a divulgação da Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.89539Palabras clave:
Podcasts, Ciência da Informação, Comunicação CientíficaResumen
Introdução: Os podcasts científicos têm o potencial de tornar a ciência mais acessível e compreensível para o público em geral. Este artigo apresenta uma pesquisa quali-quantitativa, descritiva, cujo objetivo é descrever o fenômeno da comunicação em podcasts, especificamente os programas que tratam de comunicação e divulgação da Ciência da Informação e suas áreas correlatas. Metodologia: a pesquisa foi conduzida utilizando a plataforma Spotify e a coleta de dados foi feita manualmente usando terminologias da Ciência da Informação para filtrar os resultados. Resultado: através dos dados coletados, podemos ressaltar o número expressivo de trinta e sete (37) programas e novecentos e sessenta e dois (962) episódios, sendo que vinte e dois (22) desses podcasts consistem em produções brasileiras de divulgação científica. Conclusão: através dos dados coletados, foi possível visualizar um panorama dos podcasts de divulgação científica da Ciência da Informação e suas áreas relacionadas, assim como identificar informações relevantes para o desenvolvimento de novos estudos.
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