Enhanced publications: um estudo da plataforma Public Library of Science (PLOS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v10i1.76846

Palavras-chave:

Comunicação, e-Science, Produção Editorial, Enhanced Publications, Visibilidade.

Resumo

Introdução: Identifica e apresenta quais recursos das enhanced publications podem ser utilizados pelos periódicos científicos digitais. Apresenta, como objeto de análise, a Public Library Of Science (PLOS), a partir da seguinte questão norteadora: quais características identificam uma publicação científica como uma enhanced publication e como essas particularidades são utilizadas pelos periódicos científicos? Método: Pesquisa de natureza qualitativa, em nível exploratório, que, com um levantamento, culminou em uma análise de conteúdo dos dados encontrados. Resultados: Identifica e analisa as seguintes características que definem uma publicação como enhanced publication: hipertextualidade, multimidialidade, interatividade, memória, personalização e ubiquidade. Conclusão: As características de uma enhanced publication foram definidas, além de ter sido demonstrado como a PLOS trabalhar esses recursos com o intuito de ampliar sua visibilidade.

Biografia do Autor

Edilaine Avila, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil

Mestranda em Comunicação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Franciscano (atual Universidade Franciscana), Bacharel em Comunicação Social - Produção Editorial pela UFSM e Especialista em Administração e Marketing pelo Grupo Educacional Uninter. Como pesquisadora, atuou em grupos de pesquisa na área de Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias, além de ter se dedicado às áreas de Estudos Culturais e Recepção. Também desenvolveu pesquisa para compreender as relações entre Comunicação, Ciência e Tecnologia, tendo como abordagem principal as Enhanced Publications. Atualmente, dedica-se à Análise do Discurso.

Cláudia Regina Ziliotto Bomfá, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Comunicação, curso de Comunicação Social - Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Letras, mestre e doutora em Engenharia de Produção (gestão editorial) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com estágio de doutorado-sanduíche no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (Portugal). Seus atuais interesses de pesquisa e áreas de atuação estão pautados na Comunicação e Popularização da Ciência e Gestão do processo editorial. Coordena a Agência de Inovação em Publicações Científicas (PUBLICA), o Grupo de Estudos e Pesquisa em Publicações Científicas (CNPQ). Membro do Comitê Editorial do Portal de Periódicos Eletrônicos da UFSM. Tutora do Grupo de Educação Tutorial - PET Ciências Sociais Aplicadas (PET CISA).  

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Publicado

2021-12-03

Como Citar

Avila, E., & Bomfá, C. R. Z. (2021). Enhanced publications: um estudo da plataforma Public Library of Science (PLOS). AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 10(1), 60–71. https://doi.org/10.5380/atoz.v10i1.76846

Edição

Seção

Artigos