Gestão do Conhecimento aliada ao crescimento organizacional: perspectivas à prática hospitalar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v10i1.75082

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Gestão da Informação, Fluxos de Informação, Gestão Hospitalar.

Resumo

Introdução: a Gestão do Conhecimento é perceptível no cenário das organizações como uma metodologia capaz de aprimorar a gestão, dando ênfase à informação e ao conhecimento produzidos pelos diversos instanciamentos das organizações como subsídios estratégicos às tomadas de decisão. A partir dessa concepção, a pesquisa em questão partiu do pressuposto de que a Gestão do Conhecimento pode contribuir à gestão hospitalar, sobretudo no que diz respeito aos processos administrativos.  Assim sendo, objetivou-se identificar as contribuições da Gestão do Conhecimento, sob a perspectiva dos fluxos de informação, enquanto metodologia para o aprimoramento da gestão hospitalar, bem como, enfatizar o quanto a informação é imprescindível ao crescimento das organizações.  Metodologia: para atingir o objetivo acima, buscaram-se, por meio da literatura científica da área, as contribuições da aplicação da Gestão do Conhecimento em ambientes hospitalares. Por meio da literatura da área, pôde-se estabelecer parâmetros oriundos da Gestão do Conhecimento os quais podem sustentar as estratégias de aprimoramento da gestão organizacional hospitalar. A pesquisa se desenvolveu sob a perspectiva exploratória-descritiva, utilizando, sobretudo, das fontes eletrônicas de informação científica disponíveis no cenário nacional, sob o método descritivo para apresentação das análises e resultados. Resultados: a Gestão do Conhecimento, como resultado desta pesquisa, se constitui em significativa ferramenta de aprimoramento dos processos administrativos, podendo contribuir às organizações com maior controle, organização e reuso da informação e do conhecimento produzidos, aperfeiçoando os processos de trabalho, potencializando a gestão e as tomadas de decisão. Conclusão: sugere-se que ferramentas de apoio à sistematização dos fluxos de trabalho sejam estudadas e implementadas nos ambientes de trabalho, vislumbrando sempre maior eficiência, eficácia e efetividade nos fazeres organizacionais hospitalares.

Biografia do Autor

Rodrigo Pereira, Faculdade NOVOESTE

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Marília. Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Graduado em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFORMG. Atualmente é professor nos cursos de Pós-graduação em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias e Biblioteconomia no Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF. Professor de metodologia aplicada no Instituto de Terapia Cognitiva e Comportamental - ITCC/MS. No cenário empresarial é o CEO da Empresa TRIAGEM ORGANIZAÇÃO LTDA ME, prestando consultoria nas áreas de Gestão Eletrônica de Documentos, da Informação, do Conhecimento e no desenvolvimento e formação de pessoas com a metodologia do Coaching. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão de documentos da informação e do conhecimento, biblioteca escolar, perfil profissional, competência em informação.

Referências

Abbade, E. B. (2018). Pesquisa científica como fonte de inovação em hospitais altamente reconhecidos no mundo e no Brasil. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, 13(2), abr-jun, 231-250. doi: https://doi.org/10.15675/gepros.v13i2.1873

Almeida, D. A. de, Leal, F., Pinho, A. F. de, & Fagundes, L. D. (2006). Gestão do Conhecimento na análise de falhas: mapeamento de falhas através de sistema de informação. Production, 16(1), 171-188. https://doi.org/10.1590/S0103-65132006000100014

Alves, A. (2017). A importância da tecnologia da informação nas empresas. Recuperado de

https://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-tecnologia-da-informacao-nas-empresas/95285/

Angeloni, M. T. (2008). Organizações do conhecimento: infraestrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva.

Araújo, R. M. (2000). Ampliando a cultura de processos de software: um enfoque baseado em groupware e workflow (tese de doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro). Recuperado de https://www.cos.ufrj.br/index.php/pt-BR/publicacoes-pesquisa/details/15/839

Beal, A. (2004). Gestão estratégica da informação: como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações. São Paulo: Atlas.

Bezerra, A. L. Q., & Leite, M. M. J. (2003). O contexto da educação continuada em enfermagem. São Paulo: Lemar e Martinari.

Bukowitz, W. R., & Williams, R. L. (2002). Manual de Gestão do Conhecimento. São Paulo: Bookman.

Cardoso, L. (2003). Gerir conhecimento e gerar competitividade: Estudo empírico sobre a

gestão do conhecimento e seu impacto no desempenho organizacional. Tese de

doutoramento publicada. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da

Universidade de Coimbra, Coimbra.

Cassini, M. R., & Tomasi, A. (2010). O desenvolvimento de uma prática de Gestão do Conhecimento em um Hospital Geral de Belo Horizonte. Recuperado de http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642010000200007

Castro, J. M., Nascimento, M. A., & Carvalho, R. B. (2018). Transferência de conhecimento tecnológico: análise dos fatores indutores e restritivos à aquisição de conhecimento em dois hospitais do Norte de Angola. Revista de Administração FACES Journal, 17(4). doi: 10.21714/1984-6975FACES2018V17N4ART5376

Cruz, S. G., & Ferreira, M. M. F. (2015). Percepção de cultura organizacional e de Gestão do Conhecimento em hospitais com diferentes modelos de gestão. Revista de Enfermagem Referência, 4(5), 75-83. doi http://dx.doi.org/10.12707/RIV14065

Farias, D. C., & Araújo, F. O. de. (2017). Gestão hospitalar no Brasil: revisão da literatura visando ao aprimoramento das práticas administrativas em hospitais. Ciência & Saúde Coletiva, 22(6), 895-1904. doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232017226.26432016

Ferreira, V. R. B. (2007). A utilização de práticas de gestão do conhecimento em organizações da sociedade civil que trabalham com projetos de inclusão digital: um estudo de caso (dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina). Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/90743/245226.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Gil, A. C. (1994). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.

Melo, A. R. A., Silva, S. C. A., Araújo, A. C. C. de., & Queiroz, C. T. A. P. de. (2009). Diagnóstico das práticas de Gestão do Conhecimento no setor hospitalar. Qualitas Revista Eletrônica, 8(1). http://dx.doi.org/10.18391/qualitas.v8i1.637

Moura, G. M. S. S. de, Magalhães, A. M. M. de, & Chaves, E. H. B. (2001). O serviço de enfermagem hospitalar: apresentando esse gigante silencioso. R. Bras. Enferm. 54(3), 482-493, jul./dez. Recuperado de https://www.scielo.br/pdf/reben/v54n3/v54n3a11.pdf

Nonaka, I. A., & Takeuchi, H. (1997). Criação do conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Editora Campus.

Oliveira, J. A. (2011). Gestão do Conhecimento: estudo de caso de um Hospital Universitário e de Ensino. (dissertação de mestrado, Universidade Potiguar). Recuperado de https://www.unp.br/wp-content/uploads/2013/12/dissertacoes-2009-josicleide-oliveira1.pdf

Oliveira, J. A. de, Castro, A. B. C. de, & Brito, L. M. P. (2019). Gestão do conhecimento: um estudo em um hospital federal universitário do nordeste do Brasil. Figshare. Journal Contribution, 10(2). doi: https://doi.org/10.6084/m9.figshare.7678427.v1

Passos, D. F. O., & Aragão, F. S. (2006, outubro). Solução workflow para o processo de trabalho no MRP I da Hospitalar Center. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 26, Fortaleza, CE, Brasil, 26. Recuperado de http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2006_TR450313_7458.pdf

Pereira, R. (2019). Felicidade, realização e automotivação. Campo Grande, MS. Novoeste.

Pilla, B. S., & Enck, M. A. (2009). Gestão do Conhecimento: as iniciativas do hospital alemão Oswaldo Cruz. Revista Diálogo e Interação, 2. Recuperado de https://www.yumpu.com/pt/document/read/12579271/gestao-do-conhecimento-as-iniciativas-do-hospital-

Queiroz, C., Melo, A., Silva, S., & de Araújo, A. (2009). Diagnóstico das práticas de gestão do conhecimento no setor hospitalar. Qualitas Revista Eletrônica, 8(1). doi: http://dx.doi.org/10.18391/qualitas.v8i1.637

Sabbag, P. Y. (2007). Espirais do conhecimento: ativando indivíduos, grupos e organizações. São Paulo: Saraiva.

Salvador, A. D. (1986). Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. Porto Alegre: Sulina.

Teixeira Filho, J. (2000). Gerenciando conhecimento: como a empresa pode usar a memória organizacional e a inteligência competitiva no desenvolvimento de negócios. Rio de Janeiro: SENAC.

Teixeira, E. B., Pizolotto, M. F., Wegner, T. C. S., Albarello, I. & Fréo, J. (2006, outubro). Gestão do Conhecimento em organizações hospitalares: um estudo exploratório. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 26, Fortaleza, CE, Brasil, 26. Recuperado de http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2006_TR530353_7009.pdf

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

Pereira, R. (2021). Gestão do Conhecimento aliada ao crescimento organizacional: perspectivas à prática hospitalar. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 10(1), 103–112. https://doi.org/10.5380/atoz.v10i1.75082

Edição

Seção

Artigos