Gestão das informações sobre treinamentos de agentes de segurança pública

Autores

  • João Daniel Coelho Júnior Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Ana Clara Cândido Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v8i1.67252

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Gestão de Informação, Mapeamento de Competência, Treinamento, Segurança Pública.

Resumo

Os órgãos de segurança pública têm um papel fundamental na sociedade visando o bem-estar e segurança de todos. Os agentes de segurança pública devem ter competências (capacidades técnicas, físicas e psicológicas) em pleno vigor para servir a sociedade com êxito, sendo o treinamento continuado um elemento fundamental para toda sua vida laboral. A falta de treinamento constante destes agentes poderá gerar grandes perdas, incluindo o bem mais precioso: a vida. O objetivo geral deste projeto é estudar as formas de gerenciamento das informações de treinamento continuado num órgão de segurança pública federal específico, bem como propor um sistema de informação que auxilie os gestores no controle e auxilie em correções de eventuais falhas. Trata-se de uma pesquisa exploratória para diagnosticar e identificar a atual situação de um órgão federal de segurança quanto ao registro e gestão das informações de treinamento dos servidores. Na etapa de diagnóstico serão realizadas entrevistas semiestruturada com gestores de órgãos centrais em Brasília responsáveis pelas capacitações e desenvolvimento tecnológico. Além disto, a aplicação de questionário estruturado com perguntas fechadas e abertas, com foco em algumas unidades regionais (superintendências) por amostra. Um estudo de benchmarking estadual é pretendido também na etapa inicial. A revisão teórica do projeto centra-se em descrever fluxos informacionais de Gestão de Pessoas por Competências e a relação com os conceitos de “informação-como-processo” e “informação-como- conhecimento”, e os paradigmas cognitivo e social. Espera-se com a conclusão deste estudo, contribuir para a aplicação da gestão da informação nos treinamentos de órgãos de segurança pública, indicando práticas e instrumentos para a sua implementação.

Referências

Beal, A. (2012). Gestão Estratégica da Informação. São Paulo: Atlas. Borko, H. (1968). Ciência da informação: o que é isto? American Documentation, 19(1), 3–5. Recuperado de https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3433774/mod_resource/content/1/OqueéCI.pdf.

Buckland, M. K. (1991). Information as thing. Journal of the American Society for Information Science. 42(5), 351-360.

Capurro, R. (1985). Epistemologia e ciência da informação. Royal Institute of Technology Library. Recuperado de http://www.capurro.de/trita.htm

Capurro, R. (2003). Epistemologia e Ciência da informação. In Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Belo Horizonte: Escola de Ciência da informação da UFMG.

Capurro, R., & Hjorland, B. (2007). O Conceito da Informação. Perspectivas em Ciência da Informação. 12(1), 148-207. Recuperado de http://bogliolo.eci.ufmg.br/downloads/CAPURRO.pdf

Chiavenato, I. (2004). Recursos humanos: o capital humano das organizações. 8. ed. São Paulo: Atlas.

Choo, C. W. (2003). A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. Tradução de Eliana Rocha. (2a ed.). São Paulo: SENAC.

Coelho, E. M. (2004). Gestão do conhecimento como sistema de gestão para o setor público. Revista do Serviço Público. 1(2), 89-115. Retirado de https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/247/529

Ferreira, A. B. de H. (1999). Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Fischer, A. L. (2002). Um resgate conceitual e histórico dos modelos de gestão de pessoas: As pessoas na organização. São Paulo: Gente.

Fleury, M. T. L., & Fleury, A. (2001). Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, 5(spe), 183–196. Recuperado de 10.1590/s1415-65552001000500010

Guimarães, A. (2010). Falta de treinamento e cultura atrasada estão por trás de erros policiais, dizem especialistas. Recuperado de https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2010/07/27/profissionais-miojo-ecultura-atrasada-estao-por-tras-dos-erros-policiais-dizem-especialistas.htm

Leme, R. (2005). Aplicação prática de gestão de pessoas por competências, mapeamento, treinamento, seleção, avaliação e mensuração de resultados de treinamento. Rio de Janeiro: Qualitymark.

Portaria Interministerial no 4.226 de 31/12/2010. (2010). Ministério de Estado da Justiça e Ministério de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Estabelece Diretrizes sobre o Uso da Força pelos Agentes de Segurança Pública. Diário Oficial da União de 03/01/2011 (no 1, Seção 1, pág. 27).

Rabaglio, M. O. (2001). Seleção por competência. São Paulo: Educador.

Ruano, A. M. (2003). Gestão por competências, uma perspectiva para a consolidação da gestão estratégica de recursos humanos. Rio de Janeiro: Qualitymark.

Shannon, C. E., & Weaver, W. (1975). A teoria matemática da comunicação. Tradução de Orlando Agueda. São Paulo: Difel.

Downloads

Publicado

2019-06-05

Como Citar

Coelho Júnior, J. D., & Cândido, A. C. (2019). Gestão das informações sobre treinamentos de agentes de segurança pública. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 8(1), 6–12. https://doi.org/10.5380/atoz.v8i1.67252

Edição

Seção

Comunicação de Pesquisa