“Maquiagem verde” na comunicação gráfica de condomínios residenciais em Caruaru-Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v2i2.41326Palavras-chave:
Condomínios, Sustentabilidade, Publicidade, Maquiagem verdeResumo
Introdução: O termo greenwashing (“maquiagem verde”), é utilizado para denominar o modo de comunicação desenvolvido por empreendedores ao tentar mascarar as verdades que permeiam seus produtos e serviços, o que pode denotar um fraco comprometimento ambiental. Com base na análise de meios gráficos propagativos de atributos sustentáveis de condomínios residenciais no município de Caruaru, Pernambuco visou-se compreender até que ponto o greenwashing está presente na propaganda deste segmento de mercado na Região. Método: Realizou-se uma pesquisa de campo, entre janeiro e março de 2012 em pontos de vendas de empreendimentos imobiliários, utilizando-se peças publicitárias de divulgação dos empreendimentos complementada por conversas informais com corretores e outras pessoas responsáveis pela comercialização destes. Entre os materiais gráficos disponíveis destacam-se os sites web dos empreendimentos, os folderes, catálogos e outdoors, e os estandes de venda. Resultados: Todos os empreendimentos analisados apresentaram determinado grau de inserção no contexto estabelecido para os “seis pecados do greenwashing” bem como no artigo 36º. do CONAR, referente à infração da autenticidade publicitária em seus meios gráficos. Conclusão: O crescimento exponencial da cidade de Caruaru atraiu empreendimentos dos mais diversificados setores. Contudo, urge pensar que uma cidade ao ser moldada para novos olhares e conceitos de vida, deve unicamente desenvolver-se em concordância com ações de fato consolidadas em um transparente desenvolvimento sustentável, onde todos os interessados sejam verdadeiramente contemplados.
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