Gestão do conhecimento, capacidades dinâmicas e o consumidor

um estudo de caso em uma cooperativa de crédito

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v14.93180

Palabras clave:

Gestão do conhecimento, Consumidor, Capacidade dinâmica, Cooperativa de crédito.

Resumen

Introdução: A gestão do conhecimento apresenta-se como agente facilitador para as organizações compreenderem o comportamento do consumidor. Por isso, as empresas se apoiam nesse tipo de ativo na adoção de estratégias sustentáveis para geração de valor aos consumidores. Assim, a Capacidade Dinâmica é vista como emergente e potencial evidência para as empresas entenderem as novas fontes de construção de vantagens competitivas. A partir de tais reflexões, este estudo visa responder a seguinte indagação: qual a relação entre os conhecimentos sobre o consumidor e o desenvolvimento de estratégias de ajustamento ao ambiente em uma cooperativa de crédito? Método: O Estudo de Caso foi o método escolhido com o objetivo de conhecer de forma profunda, ampla e detalhada o objeto de estudo: uma cooperativa de crédito no estado de Minas Gerais. Resultados: O estudo indicou a utilização de 30 práticas de monitoramento do consumidor pela Cooperativa de Crédito em questão, sendo 22 propriamente consideradas práticas de gestão do conhecimento, sendo que a maior parte possui o Sensing como microfundamento de capacidade dinâmica envolvido. Conclusão: O estudo demonstra-se importante por contribuir tanto no âmbito teórico — ao acrescentar à teoria de capacidades dinâmicas a reflexão de que os conhecimentos sobre o consumidor contribuem, efetivamente, para o desenvolvimento destas capacidades — quanto no âmbito empresarial — orientando gestores a obter um conjunto de conhecimentos sobre os consumidores que possibilitem a condução de novas configurações dos recursos, novas estratégias, inovação e a definição de novos negócios.

Biografía del autor/a

Paulo César de Freitas Lagares, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), João Monlevade, Minas Gerais

Engenharia de Produção, UFOP. Graduado em Engenharia de Produção pela UFOP

Alana Deusilan Sester Pereira, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), João Monlevade, Minas Gerais

Doutorado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas, com período na Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa como pesquisadora visitante. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa e bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Professora Adjunta IV do Departamento de Engenharia de Produção no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas da Universidade Federal de Ouro Preto. Professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP/UFOP), na linha Gerência da Produção. Membro do Laboratório de Pesquisas em Estratégia, Inovação e Competitividade (LEIC) no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas. Membro do Gabinete do Conhecimento da Vice-Presidência da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC). Lidera o grupo de pesquisa "GPECI - Grupo de Pesquisa em Estratégia, Conhecimento e Inovação" cadastrado no CNPq. Pesquisa nos seguintes temas: Estratégias Organizacionais, Capacidades Dinâmicas, Gestão do Conhecimento e Indústria 4.0.

Gabriella Baccarini de Carvalho, Faculdade Multiversa, Foz do Iguaçu, Paraná

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ (MG). Experiência na área manufatureira, onde atuou como Supervisora de Produção e coordenadora de projeto de implementação Lean. Atuou como professora substituta do Departamento de Engenharia Mecânica e Produção da UFSJ entre os anos 2019 e 2020 e atualmente é professora da Descomplica + UniAmérica e coordenadora da pós-graduação da Faculdade Multiversa em Foz do Iguaçu (PR

Isabela Carvalho de Morais, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), João Monlevade, Minas Gerais

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), na área de Estratégia de Marketing, com realização de doutorado sanduíche na University of Southern Denmark (SDU), no departamento Consumption, Culture, and Commerce. Possui graduação em Engenharia de Produção (2002) e mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (2012), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no departamento de Engenharia de Produção, na linha de Engenharia do Produto. Faz parte do quadro de professores do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UFOP. Faz parte do quadro de Avaliadores de Professores BASIS, selecionado pelo INEP/Ministério da Educação, e da Rede de Agências Nacionais de Acreditação (RANA) para realizar avaliações de cursos superiores no Brasil e na América Latina. Faz parte do comitê organizador do evento Cultura e Consumo Brasil. Coordena o grupo de pesquisa Conversações em Cultura e Consumo, é organizadora do livro Aspectos Culturais do Consumo: fundamentos, fronteiras e aplicações.

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Publicado

2025-07-04

Cómo citar

Lagares, P. C. de F., Pereira, A. D. S., de Carvalho, G. B., & de Morais, I. C. (2025). Gestão do conhecimento, capacidades dinâmicas e o consumidor: um estudo de caso em uma cooperativa de crédito . AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 14, 1–15. https://doi.org/10.5380/atoz.v14.93180

Número

Sección

Artículos