Gestão da Informação como suporte para a caracterização das solicitações de auxílios socioeconômicos na Assistência Estudantil do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.91084Palabras clave:
Gestão da Informação, Assistência Estudantil, Auxílios Socioeconômicos.Resumen
Introdução: O considerável volume de dados produzido e consumido pelas organizações modernas, inclusive aquelas do setor público, torna complexo o processo de recuperação de informações capazes de contribuir em situações de tomada de decisão. A Gestão da Informação (GI) está inserida neste contexto ao dotar as organizações de meios para estruturar o controle dos seus fluxos informacionais e fazer com que as informações obtidas pelos indivíduos atendam às demandas organizacionais. Este artigo visa apresentar um caso real de como um ambiente estruturado com base nos preceitos da GI atua como suporte para a recuperação de informações com valor estratégico para os gestores de uma instituição de ensino pública. Método: Foi conduzido um estudo de caso no setor de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) com o intuito de explorar dados reais das solicitações de auxílios socioeconômicos feitas por estudantes de graduação e, assim, promover a caracterização de tais registros. Resultados: A estruturação do ambiente do IFMG facilitou a recuperação dos dados necessários para que o perfil das solicitações de auxílios e dos candidatos envolvidos fosse construída e apresentada em formatos variados. Conclusão: O perfil resultante deste trabalho tem a capacidade de servir como suporte ao planejamento e tomada de decisões da instituição que envolvam o aprimoramento das políticas e práticas da Assistência Estudantil do IFMG.
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