Doramas e comportamento dos fãs no consumo de bens derivados da cultura asiática: uma análise a partir da mediação da informação
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.88723Palabras clave:
Dramas asiáticos, Mediação da informação, Consumo cultural, Cultura de fã.Resumen
Introdução: Esta pesquisa tem como objetivo analisar se a mediação da informação, realizada pelos perfis de doramas no Instagram, afeta o comportamento dos fãs no consumo de bens derivados da cultura asiática. Método: No processo metodológico, utilizou-se a abordagem quantitativa-qualitativa, sendo um estudo de nível exploratório. Os dados foram coletados por meio de um questionário e analisados com o uso da técnica de análise de conteúdo. Resultados: Os resultados demonstram que, para os fãs, é relevante manter engajamento com o conteúdo dos perfis, além de considerarem relevante a mediação realizada pelos perfis, pois, do contrário, seria difícil manter um contato ativo com a comunidade se essa ação mediadora fosse inexistente. Além disso, verificou-se que a maioria dos fãs, enquanto consumidores do conteúdo mediado, transformam seus hábitos sob diversos aspectos, não se tratando apenas de consumir os doramas, mas pertencer à cultura que é propagada por meio deles. Conclusão: Destarte, conclui-se que a mediação da informação realizada pelos perfis de doramas, na rede social Instagram, impulsionam os fãs a consumirem bens culturais advindos da Ásia.
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