Uma proposta de universidade corporativa pautada nos pilares educação corporativa, gestão do conhecimento e gestão da inovação
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v9i1.69660Palabras clave:
Educação Corporativa, Estratégia, Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento, Universidade Corporativa.Resumen
Introdução: Devido às constantes mudanças do cenário corporativo, processos e produtos tendem a ser repensados. Admitindo a educação como elemento de sustentação organizacional, este artigo visa discutir a importância da criação de uma Universidade Corporativa – UC, com base nos Pilares Educação Corporativa – EC, Gestão do Conhecimento - GC e Gestão da Inovação – GI. Método: A pesquisa adotou a revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas em uma amostra de três empresas que já possuem UC. Os dados coletados foram submetidos à análise de discurso. Resultados: Houve a confirmação da importância dos Pilares delimitados, com definição de etapas para a concretização da UC. Conclusão: Percebeu-se a necessidade de alinhar a oferta de ações educacionais às estratégias da organização, proteger os conhecimentos já construídos e gerar oportunidades para a inovação nas empresas, a fim de ajustá-las às demandas do mercado e clientes. Propõem-se novas pesquisas em instituições privadas e multinacionais, investigando não somente práticas de UC, mas também as peculiaridades de GC e GI em diferentes contextos.Citas
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