Mapeamento do termo “conhecimento”, segundo relatórios de gestão, no período de 2013 a 2018, na administração municipal de Curitiba

Autores/as

  • Andrea de Fátima Pfutze Cubas Escola de Administração Pública

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v7i2.65350

Palabras clave:

Conhecimento. Gestão do Conhecimento. Conversão do conhecimento.

Resumen

Introdução: o Serviço Público vem sendo cobrado a apresentar resultados diretamente ligados à prestação de serviço à sociedade, de forma que este atinja seus resultados com eficiência e efetividade. Objetivos: este estudo tem como objetivo analisar como o tema conhecimento vem sendo empregado, e de que forma está registrado nos Relatórios de Gestão da Prefeitura Municipal de Curitiba. Este trabalho apresenta a análise e o panorama do tema conhecimento na Prefeitura Municipal de Curitiba, nos anos de 2013 a 2018. Metodologia: sendo que para esta análise se concretizasse foi necessário, pesquisa documental nos Relatórios de Gestão, disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura de Curitiba, para o levantamento e quantificação do termo conhecimento, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin, com leitura flutuante e categorização dos dados, o que possibilitou a análise dos resultados que foi baseada a partir do conceito de
gestão do conhecimento, conversão do conhecimento e ciclo SECI, de Nonaka e Takeuchi. Resultados: o resultado obtido demonstra que as ações da Prefeitura Municipal de Curitiba, com relação ao conhecimento, expressaram uma frequência voltada ao conhecimento dedicado ao público externo em equilíbrio com o conhecimento dedicado ao público interno. Conclusão: a conversão do conhecimento para o público interno, tem o intuito de desenvolvimento de ferramentas e aprimoramento dos servidores para simplificar e proporcionar melhor desenvolvimento de tarefas internas e, por consequência, prestar adequado atendimento à população, o que demonstra o interesse no investimento no capital intelectual da prefeitura.

Biografía del autor/a

Andrea de Fátima Pfutze Cubas, Escola de Administração Pública

Graduada em Serviço Social pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil em 2016, atualmente é Agente Administrativo da Prefeitura Municipal de Curitiba. Pós-graduanda em Administração Pública.

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desafios-da-gestao-por-competencias-em-orgaos-publicos

Publicado

2020-01-10

Cómo citar

Cubas, A. de F. P. (2020). Mapeamento do termo “conhecimento”, segundo relatórios de gestão, no período de 2013 a 2018, na administração municipal de Curitiba. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 7(1), 12–20. https://doi.org/10.5380/atoz.v7i2.65350

Número

Sección

Artículos