Práticas de Inteligência Competitiva em uma organização de grande porte da indústria de alimentos brasileira: estudo de caso

Authors

  • Renata Mello Lyrio Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) https://orcid.org/0000-0003-1843-0001
  • Frederico Cesar Mafra Pereira Doutor em Ciência da Informação pela ECI/UFMG Professor Adjunto da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) https://orcid.org/0000-0002-1971-8069

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v12i0.87368

Keywords:

Inteligência Competitiva, Ciclo de Inteligência, Práticas de Inteligência Competitiva, Ferramentas de Inteligência Competitiva, Setor de Alimentos.

Abstract

Introdução: Para manterem sua competitividade e excelência na contemporaneidade, empresas e gestores buscam acompanhar mudanças, interpretá-las e entender suas implicações para seus negócios. A partir dessa realidade, esta pesquisa objetivou analisar práticas e ferramentas utilizadas por uma indústria de grande porte do setor alimentício de Minas Gerais para acompanhar assuntos e aspectos relacionados ao seu mercado e ambiente de negócios. Especificamente, buscou-se: (i) identificar modelos, práticas e ferramentas de Inteligência Competitiva (IC), considerando o “estado da arte” da literatura; (ii) levantar práticas e ferramentas utilizadas pela empresa para acompanhamento dos fatos e aspectos de seu mercado e; (iii) diagnosticar pontos de melhorias e ajustes, com base nos objetivos desejados e literatura sugerida. Método: Foram realizadas entrevistas individuais junto a gestores da empresa “Alfa” (estudo de caso), para os quais produtos informacionais são elaborados (abordagem descritiva qualitativa, via amostragem do tipo não probabilística intencional por conveniência). Resultados: A empresa não possui uma gerência específica que desempenhe o processo estruturado e sistemático de IC, e nem o realiza conforme indicado pela literatura e o Ciclo de IC considerado. Conclusão: Recomenda-se que a empresa invista (i) em pessoas com perfil analítico que consigam traduzir informações em ações e estratégias direcionadas aos desafios organizacionais e (ii) em plataformas tecnológicas específicas às atividades de IC. Como estudos futuros, recomenda-se (i) ampliação para empresas do mesmo segmento, permitindo análises comparativas sobre práticas de IC e resultados, (ii) validação dos instrumentos de coleta utilizados, (iii) abordagem sobre processos de implantação de uma cultura baseada na IC.

Author Biographies

Renata Mello Lyrio, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Escola de Ciência da Informação pela UFMG, na Linha de Pesquisa: Gestão & Tecnologia da Informação e da Comunicação (GETIC).

Frederico Cesar Mafra Pereira, Doutor em Ciência da Informação pela ECI/UFMG Professor Adjunto da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Frederico Cesar Mafra Pereira
Doutor em Ciência da Informação pela ECI/UFMG
Professor Adjunto da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
professorfrederico@yahoo.com.br
ORCID: 0000-0002-1971-8069

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Published

2023-12-14

How to Cite

Lyrio, R. M., & Pereira, F. C. M. (2023). Práticas de Inteligência Competitiva em uma organização de grande porte da indústria de alimentos brasileira: estudo de caso. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 12, 1–14. https://doi.org/10.5380/atoz.v12i0.87368

Issue

Section

Papers